Saúde comemora marca de dez mil vacinados contra a covid-19 em Bela Vista

A quantidade de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 chegou a dez mil neste sábado (21). A marca de vacinados foi atingida sete meses após a vacinação da primeira pessoa na cidade, em 20 de janeiro. O Departamento Municipal de Saúde comemorou o resultado com camisetas estampadas e balões.

Para a diretora do departamento, Carla Brandão, chegar a esse patamar é um motivo de grande orgulho. “A gente só gostaria que as medidas tivessem sido respeitadas e que a gente estivesse com números epidemiológicos melhores para poder comemorar mais ainda esses dez mil vacinados”, afirmou.

Conforme os dados oficias, foram 10.116 primeiras doses aplicadas, o equivalente a 65,6% dos 15.399 habitantes da cidade, conforme estimativa do IBGE. Com a segunda dose ou dose única, foram 4.363 imunizados, o equivalente a 28,3% dos moradores. Isso sem contar aqueles que moram em Bela Vista mas foram vacinados em outros municípios.

De acordo com a diretora, o principal desafio no trabalho de imunização foi criar protocolos, adaptando os procedimentos e testando o que daria certo. Outro desafio foi controlar a aplicação enquanto pessoas queria furar a fila. Por isso, foi necessário ter critérios objetivos para a imunização dos portadores de comorbidades.

Apesar de ainda não apresentar os dados mais atualizados da vacinação, o site do Ministério da Saúde informa que de 9.658 vacinas aplicadas em Bela Vista, 57,4% foram da AstraZeneca, 22,8% da Coronavac, 17% da Pfizer e 2,8% da Janssen, de dose única.

HISTÓRICO

Produzidas com urgência, as primeiras doses de vacina chegaram em janeiro graças ao trabalho do Instituto Butantan, quando o Brasil não tinha os medicamentos de outras produtoras. Na época, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, previa o início da vacinação para março.

As doses da Coronavac garantiram o início da imunização nos grupos prioritários. Foi o caso da técnica de enfermagem Antônia Aparecida Souza de Mendonça, de 63 anos, a primeira vacinada em Bela Vista. Cida, como é chamada, estava ansiosa e comemorou a aplicação. “Quando fiquei sabendo que seria a primeira fiquei muito, muito, muito feliz e lisonjeada”, disse à época. Leia mais aqui.

No começo, as vacinas geraram desconfianças. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que disse que não compraria a Coronavac, chegou a afirmar que “menos da metade da população” tomaria vacina. A realidade foi diferente. Até agora, 58% receberam a primeira dose, enquanto outros aguardam ansiosos a sua vez.

Conforme o DataFolha, 94% dos brasileiros afirmam que querem ser vacinados. Segundo a diretora da Saúde, havia a preocupação de que as pessoas recusassem a vacina, “mas a adesão em Bela Vista tem sido boa”. Até agora, 758 pessoas de 18 a 23 anos se cadastraram para tomar a sua dose. O cadastro continua aberto e pode ser feito nesse link.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), disse que o estado vai vacinar contra a Covid-19 toda a população acima de 18 anos, com pelo menos a primeira dose dos imunizantes, até 30 de setembro de 2021.