Técnica de enfermagem é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Bela Vista

Funcionária do Hospital Municipal São Jorge há 40 anos, a técnica de enfermagem Antônia Aparecida Souza de Mendonça, de 63 anos, foi a primeira a receber uma das 157 doses da Coronavac destinadas a Bela Vista do Paraíso. A vacinação aconteceu por volta das 15h desta quarta-feira (20), na UBS Augusto Marques de Oliveira Filho, no Jardim Bela Vista, ponto de referência para a aplicação em trabalhadores da saúde.

De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, Cida, como é chamada, foi a escolhida por ser a mais antiga do quadro de funcionários e por atuar na linha de frente contra a Covid-19. Ela contou que estava ansiosa para ser vacinada. “Quando fiquei sabendo que seria a primeira fiquei muito, muito, muito feliz e lisonjeada”, contou.

Por causa da idade, ela foi transferida do hospital, onde são atendidas as suspeitas de Covid-19, para a UBS Orlando do Rio. “Eu estava muito preocupada, porque sou uma paciente de risco. Então você atende com medo”, disse.

Ela afirmou que as pessoas não devem ter medo de tomar a vacina. “O povo está com preconceito com a vacina. Mas tem que tomar. Eu tomo todas as vacinas, estão todas em dia”, relatou. “Não dói nada. É uma dose bem pequena e não senti nada”, disse ela.

A técnica de enfermagem reforçou a importância de que a população tome os cuidados e sigam as orientações para evitar o contágio. “Mesmo saindo a vacina a gente tem que se cuidar. O povo não está dando importância para o tamanho do perigo que a gente corre. Então o povo tem que parar de ir pra rua. Tem que se cuidar”, disse.

Ela deve receber a segunda dose daqui a 25 dias. Antes, estava previsto apenas 15 dias, mas a 17ª Regional de Saúde atualizou as orientações, que devem ser incorporadas ao Plano Municipal de Vacinação.

LEIA TAMBÉM:

Saúde atualiza Plano Municipal de Vacinação; serão 157 doses para Bela Vista