Bela Vista endurece restrições para combater explosão de casos de covid-19

Foto: Rafael Osaku/Divulgação

Com o aumento crescente no número de casos confirmados de covid-19 em Bela Vista do Paraíso, a Prefeitura Municipal decidiu endurecer ainda mais as restrições ao funcionamento do comércio e principalmente de atividades. As novas regras, definidas no Decreto Municipal nº 200/2021, já estão valendo desde as 17h desta segunda-feira (23).

Com as determinações, o limite de horário para atividades e circulação é às 21h. Atividades esportivas em grupo foram proibidas, bem como as aulas presenciais em todas as escolas, colégios e instituições de ensino superior. Veja todos os horários abaixo.

Na semana passada, Bela Vista registrou 118 novos casos, contra 18 da semana anterior. O aumento foi de 555%. Agora, o primeiro boletim do coronavírus dessa semana continua em tendência de aumento.

Foram 40 novos casos, com um total de 2.098 confirmações, 1.898 curados e 67 óbitos, totalizando 133 casos ativos, o maior número desde 15 de março. Além disso, 51 suspeitas estão em investigação.

VEJA AS NOVAS REGRAS

O período liberado para circulação de veículos e pessoas em vias públicas é das 5h às 21h.

Para o comércio em geral o horário continua das 8h às 18h de segunda a sexta, das 8h às 12h aos sábados e fechados aos domingos. Como antes, é permitida a entrada de 50% da capacidade de pessoas no local.

Supermercados, padarias, hortifrutis, casas de carnes, farmácias e distribuidoras de bebidas permanecem liberadas pra funcionar das 6h às 21h de segunda a sábado e das 6h às 13h aos domingos. Volta a ser proibida a entrada de crianças menores de 12 anos nesses locais. O consumo de alimentos e bebidas continua proibido dentro das lojas.

Bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar das 8h até às 21h, em qualquer dia da semana. O delivery continua liberado no horário de funcionamento permitido.

A venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos fica proibida após as 21h.

Lojas de conveniência de postos de combustíveis podem abrir todos os dias, com consumo no local das 6h às 21h e delivery até à meia-noite.

OUTROS HORÁRIOS

Nas academias, os horários passam a ser das 6h às 21h de segunda a sexta e das 6h às 18h aos sábados, com 50% da capacidade.

Estão proibidas as atividades esportivas, como futebol, vôlei, basquete e outros, em qualquer horário, em qualquer dia. Clubes recreativos também devem ficar fechados.

Os templos religiosos passam a funcionar até 21h, com 50% da capacidade.

A locação de chácaras e outros locais de lazer continua proibida em qualquer horário, em todos os dias da semana. Os eventos em geral, em outros locais, também estão proibidos.