Incêndio atinge vegetação às margens da PR-445, em Primeiro de Maio

Um incêndio em vegetação às margens da PR-445, km 135, em Primeiro de Maio, mobilizou agentes na noite desta segunda-feira (23). Não há informações sobre o que causou o incêndio.

Conforme as informações, o fogo queimou árvores e o mato. Com o auxílio de tratores, foi feito um aceiro, o desbaste de um terreno para que o fogo não se alastrasse para a plantação de milho.

O combate com água foi feito com dois caminhões-pipa de Primeiro de Maio.

A estiagem severa que atinge o Paraná, aliada ao clima seco característico da estação e a vegetação ressecada por causa das geadas acendem um alerta no Estado para a ocorrência de incêndios florestais. O risco é muito alto em todas as regiões.

Os focos mais do que dobraram nos primeiros dias de agosto, com 674 registros entre os dias 1º e 8 de agosto, contra 329 no mesmo período de 2020.

A orientação do Corpo de Bombeiros é que o cidadão contate imediatamente a Central de Operações, via 193, caso presencie alguma situação de incêndio ambiental.

Os cuidados nesta época devem ser redobrados porque o fogo descontrolado pode se alastrar rapidamente, causando danos irreversíveis à fauna e à flora.

CAUSAS

Além das condições climáticas ou naturais, uma parcela significativa dos incêndios é causada pela ação humana, com as queimadas irregulares de vegetação e de lixo. Outros problemas são as bitucas de cigarro lançadas no mato, fogueiras e balões soltos irregularmente.

No Paraná, a infração administrativa e a multa para os responsáveis por provocar um incêndio ambiental variam de acordo com o tamanho da área atingida.

O valor mínimo é de R$ 5 mil, mas pode chegar a R$ 50 milhões. Depende de quantos hectares foram afetados pelo fogo e dos danos causados na fauna e na flora da região.

Além disso, a soltura de balões também é proibida no Estado, já que a queda do artefato pode causar acidentes, com incêndios que podem atingir não somente a vegetação como também alguma residência.

 

*Com AEN