Vereadores aprovam projeto que permite 3º mandato de diretoras

Escola Dircy dos Santos. Recorte. Foto: Filipe Muniz

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso voltou atrás e decidiu permitir que diretoras municipais que já foram reeleitas possam concorrer ao 3º mandato. A ideia havia sido acordada entre a Câmara Municipal e os professores, que escolheram essa opção votando em uma enquete.

Como já informou o Telégrafo, o prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM) havia defendido a prorrogação dos mandatos por mais um ano e foi contra o 3º mandato. Por isso, decidiu não seguir a escolha da maioria. Ele retirou o projeto de prorrogação que seria votado na Câmara Municipal e resolveu fazer a eleição normal, como prevista na lei.

Uma das diretoras que estão no 2º mandato e não poderiam se reeleger novamente é Bárbara Reis, da escola Dircy dos Santos, em Santa Margarida. Ela afirmou que tem apoio da comunidade escolar, que quer a sua recondução.

Na sexta-feira (1º), a diretora foi até o gabinete do prefeito junto com professores e pais de alunos. Nesta reunião, eles defenderam que ela pudesse se candidatar novamente.

Na última terça-feira (5), a prefeitura enviou aos vereadores um projeto de lei que permite pleitear o 3º mandato. A mudança valeria excepcionalmente nessa eleição, por causa da pandemia, que gerou a suspensão das aulas presenciais.

Alguns vereadores afirmaram na sessão que o prefeito seguiu a escolha democrática da maioria. Por unanimidade, eles aprovaram a urgência do projeto e concordaram com o texto em primeira discussão. Haverá a 2ª votação na próxima semana, antes de o projeto virar lei.

SAIBA MAIS
Debate sobre mandatos das diretoras gera divergências nas escolas municipais
Prefeitura decide ignorar acordo e fazer eleição de diretoras sem 3º mandato