Prefeitura decide ignorar acordo e fazer eleição de diretoras sem 3º mandato

O prefeito de Bela Vista do Paraíso, Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM), decidiu que haverá eleição para diretora das escolas municipais neste ano, mas sem possibilidade de 3º mandato. Essa possibilidade foi fruto de um acordo entre a Câmara Municipal, os professores e o Departamento de Educação, mas o prefeito decidiu tomar outro caminho por ser contrário à ideia.

Na semana passada, a prefeitura havia mandado um projeto de lei aos vereadores para prorrogar por um ano os mandatos das atuais diretoras. O prefeito afirmou que, por causa da pandemia, elas não tiveram tempo para aplicar os planos de ensino ou finalizar o seu trabalho.

Porém, o debate dividiu a comunidade escolar. Alguns apoiavam a prorrogação, enquanto outros queriam nova eleição. Para esse grupo, realizar nova escolha nesse ano significaria cumprir o Plano de Cargos da carreira. Além disso, daria a oportunidade de trocar diretoras cujas gestões não agradavam.

ACORDO

Diante do impasse, a Câmara fez uma reunião com os professores e chegou em um acordo: haveria uma enquete on-line, para que os profissionais da educação escolhessem. Eram duas opções: prorrogação dos mandatos ou nova eleição com possibilidade de 3º mandato para as atuais diretoras que estivessem nessa condição.

RELEMBRE
Debate sobre mandatos das diretoras gera divergências nas escolas municipais

O resultado da votação, previsto para as 17h desta segunda-feira (27), saiu no meio do dia. Foram 55 votos pela prorrogação dos mandatos e 58 por nova eleição com possibilidade de 3º mandato. Duas pessoas não queriam nenhuma das opções. Assim, foram 115 votantes, dentre os 140 que poderiam opinar.

NOVO CAMINHO

Porém, na tarde de segunda, após a divulgação do resultado, houve nova reunião, da qual participaram alguns vereadores e a administração. Nela, o prefeito Jacaré decidiu retirar o projeto de lei que tratava da prorrogação.

Ele argumentou que a opção mais democrática seria seguir a escolha da maioria, de haver nova eleição. Mas dessa forma, a segunda parte da opção escolhida pela maioria dos votantes foi descartada pelo prefeito.

Ao Telégrafo, Fabrício Pastore explicou que era favorável a dar mais um ano de gestão às diretoras, mas acha que um 3º mandato, ou seja, mais dois anos, seria muito. “Abriria uma exceção que não acho certo”, disse ele.

Apesar de ter concordado com a opção de 3º mandato “para se chegar em um consenso”, o grupo contrário à prorrogação gostou da decisão do prefeito, já que resulta no cumprimento do Plano de Cargos, sem criar exceções. Foi o que relatou uma das fontes ouvidas pela reportagem.

O ofício que pede a retirada do projeto de lei que tratava da prorrogação foi apresentado nesta terça-feira (28), na sessão da Câmara Municipal. A eleição deve acontecer em novembro desse ano.

O Télégrafo não conseguiu contato com a diretora da Educação, Letícia Nunes Cogo.