Bela Vista muda toque de recolher para as 22h e libera aulas em algumas escolas

Foto: Filipe Muniz

A Prefeitura Municipal resolveu mudar das 21h para as 22h o horário de início do toque de recolher em Bela Vista do Paraíso. Entre as mudanças também está a liberação de aulas presenciais em escolas estaduais e privadas e no ensino superior. As novas regras constam no Decreto Municipal nº 204/2021 e valem a partir das 17h desta quinta-feira (2) até o dia 10 de setembro.

Com o novo horário máximo também vale para bares, restaurantes e lanchonetes, além da venda de bebidas. Porém, outra novidade é a proibição de shows ao vivo nesses locais. Bailes e congêneres também não podem acontecer. O consumo nas lojas de conveniência também vai até às 22h. (veja os detalhes abaixo)

Nesta quinta, Bela Vista confirmou mais 54 casos de covid-19. No acumulado da semana, já são 97. O total chegou a 2.267, com 2.064 curados e 74 óbitos. Assim, são 129 casos ativos. 36 casos suspeitos estão em investigação.

VEJA AS NOVAS REGRAS

O período liberado para circulação de veículos e pessoas em vias públicas é das 5h às 22h.

Para o comércio em geral o horário continua das 8h às 18h de segunda a sexta, das 8h às 12h aos sábados e fechados aos domingos. Como antes, é permitida a entrada de 50% da capacidade de pessoas no local.

Supermercados, padarias, hortifrutis, casas de carnes, farmácias e distribuidoras de bebidas permanecem liberadas pra funcionar das 6h às 21h de segunda a sábado e das 6h às 13h aos domingos. Volta a ser proibida a entrada de crianças menores de 12 anos nesses locais. O consumo de alimentos e bebidas continua proibido dentro das lojas.

Bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar das 8h até às 22h, em qualquer dia da semana. O delivery continua liberado das 8h à meia-noite. Passam a ser proibidos os shows ao vivo nesses locais.

A venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos fica proibida após as 22h.

Lojas de conveniência de postos de combustíveis podem abrir todos os dias, com consumo no local das 6h às 22h e delivery até à meia-noite.

OUTROS HORÁRIOS

Nas academias, os horários continuam das 6h às 21h de segunda a sexta e das 6h às 18h aos sábados, com 50% da capacidade.

Estão proibidas as atividades esportivas, como futebol, vôlei, basquete e outros, em qualquer horário, em qualquer dia. Clubes recreativos também devem ficar fechados.

Os templos religiosos continuam abertos até 21h, com 50% da capacidade.

A locação de chácaras e outros locais de lazer continua proibida em qualquer horário, em todos os dias da semana. Os eventos em geral, em outros locais, também estão proibidos.

As aulas presenciais passam a ser liberadas em colégios estaduais, escolas particulares e instituições de ensino superior.

Na rede municipal, podem ocorrer aulas individuais para alunos que tenham dificuldade de aprendizado. Também foi liberada a realização de atividades diagnósticas, passo anterior ao retorno das aulas nesses locais, que havia sido marcado para outubro.