Aulas presenciais voltam em outubro para algumas turmas das escolas municipais

Foto: Filipe Muniz

O Departamento Municipal de Educação de Bela Vista do Paraíso iniciou um plano de ações pedagógicas para o retorno das aulas presenciais. As ações imediatas preveem atendimento a alguns alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Em setembro, todos os estudantes passarão por avaliações que ajudarão os professores a planejar o ensino presencial. Esse retorno está previsto para outubro, mas apenas para estudantes do 4º e 5º ano. Para que o aluno volte às salas de aula, será necessária a aprovação dos pais, mediante assinatura de Termo de Autorização.

As atividades presenciais já começam na próxima segunda-feira (9), apenas para alunos com maior grau de dificuldade de aprendizado, conforme análise da equipe pedagógica. “Será um reforço para as crianças que estão em casos críticos”, explicou a diretora do departamento, Letícia Nunes Cogo.

Esses atendimentos terão duração de no máximo uma hora e meia, com três estudantes por sala, e serão ministrados apenas para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tanto de manhã quanto à tarde. Haverá transporte para levar esses alunos às escolas, como antes da pandemia.

AVALIAÇÕES

Entre os dias 1º e 15 de setembro, os alunos farão atividades diagnósticas, que poderão ser presenciais, caso os pais permitam, ou de forma remota. “O objetivo dessas atividades é identificar o nível de aprendizagem em que as crianças estão e em quais partes elas foram mais afetadas durante todo esse tempo da pandemia”, informou a diretora.

Participarão dessas avaliações as crianças matriculadas no nível cinco da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Isso vai permitir à equipe pedagógica saber quais os pontos em que vai ser preciso a retomada de conteúdo, além de ajudar no planejamento para o próximo ano.

AULAS PRESENCIAIS

Conforme o planejamento da Educação, as aulas nas escolas municipais começam de forma escalonada em 4 de outubro, mas apenas para turmas dos 4º e 5º anos, da Sala de Recursos e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Porém, só retornam às salas de aula as crianças cujos pais autorizarem. Caso contrário, elas permanecem estudando de forma remota.

“Não vamos poder colocar todas as crianças nas salas. Então nós estamos pensando, inicialmente, em começar de forma escalonada de acordo com a quantidade de autorizações dos pais”, disse Letícia Nunes.

Conforme explicou a diretora, haverá professores dedicados às duas modalidades, trabalhando em conjunto para que o ensino seja igual tanto no sistema remoto quanto no presencial.

CAPACITAÇÃO

Durante todo esse período, os professores e as equipes das escolas municipais vão elaborar as atividades diagnósticas e unificar os conteúdos. Também haverá formação sobre o protocolo de biossegurança e sobre o acolhimento dos alunos para o retorno presencial. Conforme o departamento, os cursos serão ofertados às professoras, diretoras, coordenadoras, secretárias, motoristas, profissionais da limpeza e merendeiras.