Médico de Bela Vista recebe homenagem pelos 50 anos de trabalho exemplar

Foto: Divulgação/CRM-PR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou, na manhã deste domingo (17), a entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina em cristal. Foram homenageados 121 médicos que completaram 50 anos de formados e com histórico exemplar. Dentre eles estava o Dr. Edgar Valente Filho, residente em Bela Vista do Paraíso.

Atualmente com 74 anos, o Dr. Edgar Valente Filho se formou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971, quando tinha 24 anos. Ele é especialista em clínica médica e medicina do trabalho.

Filho, sobrinho e pai de médicos, o Dr. Edgar Filho foi o único representante de Bela Vista a receber a distinção neste ano.

Foto da inscrição do Dr. Edgar Filho no CRM-PR, em 1972.

O pai, Edgar Bezerra Valente, e o tio Rubens, ambos médicos e procedentes de Belém (PA), tiveram importante papel na emancipação política e no desenvolvimento da cidade.

O Dr. Edgar ocupou cargos públicos – foi o 1º prefeito eleito de Bela Vista (1947 a 1951) e se elegeu para mais dois mandatos (1956 a 1959 e 1964 a 1968) – e hoje nomeia logradouros como o ambulatório municipal.

Já o Dr. Rubens Bezerra Valente dá nome à Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santa Margarida.

O Dr. Edgar Filho seguiu seus passos em prol da melhoria dos indicadores da saúde de Bela Vista, fundando o Hospital e Maternidade São Jorge, no início dos anos 1970.

Na terceira geração de médicos da família está o Dr. Edgar Bezerra Valente Neto, especialista em cirurgia de mão e ortopedia e traumatologia. Com mais de 22 anos de profissão, ele atua em Maringá.

O EVENTO

O Diploma de Mérito Ético é uma honraria criada em 1986. Ao longo destes 36 anos, já alcançou algumas centenas de médicos que são considerados legítimos exemplos àqueles que se iniciam na atividade.

A solenidade foi alusiva ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Nesta 36ª edição, o evento foi meio virtual, a exemplo do que ocorreu em 2020, atendendo assim às recomendações sanitárias de distanciamento e prevenção à pandemia.

As comendas foram entregues ou encaminhadas previamente aos domicílios dos homenageados, com registros fotográficos para serem exibidos durante a cerimônia.

No mesmo evento, houve a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer. Foi um reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário. A pediatra  concentrou praticamente toda a sua carreira em defesa da infância saudável e da proteção a crianças em situação de risco.

O CRM-PR também prestou homenagem a todas as vítimas da pandemia da Covid-19, incluindo os médicos vitimados pela doença.

 

*Com assessoria CRM-PR