Saúde suspende a divulgação dos boletins do coronavírus em Bela Vista

Foto: Filipe Muniz

O Departamento Municipal de Saúde de Bela Vista do Paraíso anunciou, nesta quarta-feira (19), a suspensão temporária da divulgação do boletim do coronavírus. O motivo é uma reformulação que será feita no informativo, além de uma transição no setor de epidemiologia e aprimoramentos decididos pela pasta.

Conforme o anúncio divulgado, o boletim pode ficar sem atualização até 24 de maio, próxima segunda-feira. Porém, a diretora do departamento, Carla Brandão, afirmou que, se possível, a divulgação retorna antes dessa data.

“Apesar de a gente ter tido aumento no número de confirmados, esse aumento ainda não é tão expressivo. A gente achou melhor colocar um prazo mais extenso para não correr o risco de não cumprir [um prazo menor]. Mas pode ser que antes de segunda-feira o boletim volte a ser publicado”, disse ela.

Segundo a diretora, eles receberão uma visita da 17ª Regional de Saúde para tratar da divulgação dos dados. Além disso, o setor responsável por levantar e acompanhar os números que vão ao boletim está passando por uma troca de comando. Assim, o período estipulado serviria para fazer a transição, repassando os acessos dos sistemas.

Outra mudança que deve ser implementada pelo departamento se refere à articulação com as farmácias particulares que realizam testes de covid-19. “Queremos ficar em sintonia para saber quantas pessoas fizeram testes, porque hoje as farmácias só repassam os casos positivos”, disse a diretora.

A mudança do boletim também será visual, de acordo com a estrutura a ser definida pela Saúde.

No anúncio, foi salientado que as medidas de distanciamento e controle como o uso de máscaras e álcool em gel devem permanecer sendo respeitadas pela população.