Órgãos de Bela Vista fazem carreata contra o abuso e a exploração sexual de menores

Integrantes de diversos departamentos da Prefeitura Municipal, além de outros órgãos, fizeram uma carreata e passeata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado sempre em 18 de maio. Com camisetas, cartazes e as flores amarelas que representam a campanha, a intenção foi promover a conscientização e incentivar denúncias.

O grupo seguiu à pé pela av. Independência, no começo da manhã desta terça-feira (18), até o trevo que liga ao distrito. De lá, a passeata se tornou carreata até Santa Margarida, quando as pessoas seguiram novamente à pé até o terminal rodoviário.

Depois de passar pelos conjuntos e pela vila Santa Terezinha, o grupo retornou ao trevo onde fica o letreiro com o nome da cidade. No local, que foi revitalizado recentemente, as pessoas plantaram flores para marcar a ação da campanha. Algumas autoridades discursaram, dentre elas o prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM) e a vice-prefeita Lúcia Darcin (PSDB).

MAIO LARANJA

A exploração acontece pela utilização sexual de menores com intenção de lucro ou troca. É o caso da prostituição, pornografia infantil, e redes de tráfico e turismo sexual. Já o abuso é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

Bela Vista possui uma rede de proteção a crianças e adolescentes formada por profissionais de diversas áreas para atuar nesses e outros casos. É ela quem lida com as denúncias, trabalhando com as vítimas, fazendo a escuta das famílias e dando orientações. Saiba mais aqui.

DENUNCIE

Em Bela Vista, há vários canais que recebem denúncias de exploração e de violência contra crianças e adolescentes. Um deles é a sede do Departamento de Assistência Social, no centro. Os casos também podem ser denunciados pelos telefones 3242-1568 (Departamento), 3242-3624 (CREAS) e 3242-3240 ou 9 9902-2573 (Conselho Tutelar).

O Paraná possui um canal próprio que recebe denúncias o “Disque 181”. O Disque 100 (Direitos Humanos), também recebe ligações de qualquer telefone fixo ou móvel, ambos são serviços de atendimento telefônico gratuitos que recebem denúncias sobre violações de crianças e adolescentes. Funcionam 24 horas por dia. As denúncias são anônimas.