Polícia paulista prende acusado de matar jovem atropelado em Santa Margarida

Foto: Ciete Silvério/Governo de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu Diego Aparecido dos Santos, de 32 anos, na tarde desta quinta-feira (18). Ele estava com um mandado de prisão preventiva por ser acusado de matar Alisson de Lima Fernandes, de 22 anos, atropelado em Santa Margarida em março do ano passado.

Segundo a polícia paulista, houve uma denúncia sobre Diego. Os policiais foram até o local onde ele estava, na cidade de Brotas, e o prenderam. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Piracicaba, nesta sexta-feira (19).

Na próxima terça-feira (23), ele deve participar de uma audiência de instrução e julgamento, de forma semipresencial. É uma das etapas do processo ao qual ele responde pelo homicídio. Neste mês, a Vara Criminal da Comarca de Bela Vista do Paraíso intimou várias pessoas que prestarão depoimento sobre o caso, também na terça.

RELEMBRE

Segundo a denúncia do Ministério Publico (MP), Diego dirigia um Honda Civic depois de ingerir bebida alcoólica, no dia 30 de março de 2020. Esse é um dos crimes pelo qual ele vai responder.

Além disso, Diego teria cometido tentativa de homicído contra outro jovem, durante uma briga. Esse jovem teria sido agredido com socos e o agressor tentou atingi-lo com uma faca, mas a vítima fugiu. Para o MP, esse crime foi praticado por motivo fútil: ciúmes de Diego sobre a ex-mulher.

O terceiro crime do que ele é acusado é o homicídio de Alisson. Conforme a denúncia, o jovem tentou separar a briga. Quando Alisson já estava deixando o local, na calçada, Diego teria avançado contra ele com o veículo, na rua Maria do Carmo Avelar, próximo à Vila Juquinha. A vítima teve lesões encefálicas e traumatismo cranioencefálico, que levara à sua morte.

Para o MP, esse crime foi cometido também por motívo fútil, e com recurso que dificultou a defesa da vítima. A Promotoria pede que ele seja julgado pelo Tribunal do Júri. Quando a denúncia foi apresentada, Diego estava foragido, com a CNH suspensa e com um mandado de prisão preventiva.

DEFESA

O advogado Carlos José Cogo Milanez, que representa Diego nesse processo, afirmou que ele “nega veementemente as acusações que lhe são imputadas na denúncia, motivo pelo qual deverá ser absolvido”. Segundo Milanez, Diego afirma que houve um acidente de trânsito, sem intenção de matar Alisson.

O advogado acredita que seu cliente será transferido para a região de Londrina, para que possa participar da audiência na terça-feira. “Após a audiência, vamos impetrar um novo pedido de liberdade provisória para que aguarde seu julgamento em liberdade. Vamos aguardar a audiência para decidirmos que caminho tomar”, disse Milanez.