Em evento com apresentação de teatro, Sesc comemora um ano de inauguração

Convidados participaram de um café da tarde. Foto: Filipe Muniz

O Sesc Bela Vista do Paraíso realizou um evento em comemoração a um ano de inauguração na cidade. Diversas autoridades e convidados participaram de um café a partir das 15h30 de sábado (23). Logo depois, eles assistiram à primeira apresentação da peça “Memórias da Compadecida”.

O grupo de atores amadores encenou a peça duas vezes no sábado. A sessão para a população aconteceu às 20h. Porém, houve uma apresentação antes, às 16h, para autoridades convidadas.

Por causa da pandemia, a quantidade de assentos foi limitada. Na sessão da noite, foram 100 ingressos, que se esgotaram nos primeiros 50 minutos. Não foi possível fazer mais apresentações, em outros dias, por causa do alto custo do aluguel dos equipamentos de iluminação. Como havia muita gente querendo assistir, a solução foi transmitir a peça pela internet. O vídeo está disponível no Facebook da Prefeitura Municipal.

Da comemoração do Sesc participaram o diretor regional Emerson Sextos, com a equipe da unidade. Representando o Executivo e o Legislativo estavam o prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore, a vice-prefeita Lúcia Darcin e os vereadores José Maria, Maykon Barros, Rondinele Meira e Rafael Palu.

Também foram convidados o ex-prefeito Edson Brene, o ex-deputado Alex Canziani e sua filha, a deputada federal Luísa Canziani. A doação do imóvel e terreno para a Fecomercio foi feita no primeiro ano da gestão de Brene, com apoio do ex-deputado.

Presença importante foi a de Nelson Serafin, que interpretou o bispo na primeira apresentação de “O Auto da Compadecida”, em 1962, quando o teatro foi inaugurado. Ele viu sua nora, Maria Helena Serafim, interpretar Nossa Senhora nessa nova versão, e lembrou dos personagens da época.

“Eu fiquei surpreso. Não esperava tanto. Achei que eles deram o recado em cima”, disse ele sobre a apresentação. Para ele, uma semente foi plantada e é preciso ver como vai ser “daqui para frente”.

Nelson também lembrou que é muito difícil ter essa dedicação para montar uma peça e que é necessário ter incentivo para que o trabalho continue.

Nelson Serafin interpretou o bispo na primeira apresentação de “O Auto da Compadecida”, em 1962. Fotos: Filipe Muniz.

DECLARAÇÕES

Emerson Sextos discursou antes da apresentação. Ele destacou que trata-se de “um sonho realizado”. O gerente regional lembrou que a pandemia impediu que houvesse uma apresentação no dia da inauguração, há um ano, e que ainda impediu que mais pessoas pudessem assistir a essa peça.

Já a deputada afirmou que “uma das maiores satisfações que a gente tem na vida pública é poder transformar os sonhos das pessoas”. Ela destacou a transformação feita no prédio, que estava abandonado, para que se tornasse um “grande espaço de lazer”.

O prefeito Jacaré disse que é “uma alegria muito grande” assistir à apresentação. “A única tristeza é ter um número ilimitado de pessoas, mas nós vamos tentar uma parceria para ter mais apresentações para o pessoa”, declarou. Em seu discurso, ele lembrou que tem boas recordações de quando participava de bailes no teatro, ainda jovem, e que é preciso aproveitar o espaço agora que foi reformado.

O ex-prefeito Brene disse, em entrevista, que a reforma é uma conquista para a cidade. “É um sonho que começou anos atrás e que hoje se torna realidade. Quem ganha com isso é a população”, declarou. Ele também destacou o resultado do trabalho da equipe que produziu a peça. “Temos que dar os parabéns para o pessoal, que está há tempos ensaiando, para fazer uma apresentação linda”, afirmou.