Falta de água em Bela Vista foi causada por obras de ampliação da rede, diz Sanepar

obras sanepar água Foto: Filipe Muniz

A falta de água que incomodou moradores de Bela Vista do Paraíso foi causada por obras de ampliação na rede de distribuição da Sanepar. A explicação foi dada pela empresa em resposta a cobranças da Câmara Municipal. A interrupção da distribuição foi marcada para domingo (22/08) mas já começou no sábado. A instabilidade ainda continuou pelo menos até a quarta-feira seguinte.

No documento, a Sanepar diz que a falta de água foi ocasionada “para realização de serviços necessários para a interligação das novas unidades ao sistema de abastecimento de Bela Vista”. Conforme a empresa, serão acrescentadas novas unidades ao atual sistema de abastecimento, como instalações do reservatório apoiado com capacidade de 600 mil litros.

Outras melhorias são a instalação de Poço Tubular Profundo, Estação Elevatória de Agua Tratada e Casa de Tratamento.

LEIA TAMBÉM:
Obra da Sanepar vai ampliar rede de abastecimento em Bela Vista

O investimento é de aproximadamente R$ 4,8 milhões. A Sanepar afirma que isso irá garantir o abastecimento em Bela Vista e Santa Margarida, “ampliando o horizonte de atendimento e aumentando em aproximadamente 42% a capacidade de produção, e em 46% a capacidade de armazenamento”.

Pelo cronograma da empresa, a previsão é de 90 dias para conclusão das obras, “desde que não ocorram imprevistos”.

Os vereadores cobravam que a Sanepar avisasse com antecedência os desligamentos programados. A empresa respondeu que faz esse trabalho enviando os avisos aos meios de comunicação, como o caso do Telégrafo. Também lembrou que avisa a própria Prefeitura Municipal.

Como de costume, a empresa disse que podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. “Cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros”, concluiu.