Obra da Sanepar vai ampliar rede de abastecimento em Bela Vista

Foto: Filipe Muniz

Quem mora no distrito de Santa Margarida, ou passou por algumas de suas ruas nos últimos dias, deve ter visto um grupo de trabalhadores escavando por calçadas e asfalto. Nessa valas, estão sendo colocadas as tubulações de uma obra da Sanepar, que promete melhorar o abastecimento de água em Bela Vista do Paraíso.

A água que vai abastecer residências bela-vistenses sairá de um poço perfurado a vários quilômetros da cidade. A fonte é um aquífero chamado Serra Geral Norte. Essa formação de rochas que acumula água abaixo do solo paranaense corta o estado desde a fronteira com São Paulo até lá embaixo, na fronteira com o Paraguai.

Para que essa água chegue às torneiras, serão 6km de adutora, aquele sistema de tubulações que parte de um ponto de coleta até um reservatório. Além disso, serão 14km de rede de distribuição, com os tubos que estão sendo colocados na área urbana.

De acordo com a Sanepar, a obra também inclui a construção de duas elevatórias, que fazem o bombeamento de água, e um reservatório de 600m³. “O objetivo é manter o índice de atendimento da população com água tratada em 100%”, afirmou a empresa.

Os recursos foram financiados pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 4,5 milhões. A Sanepar garante que estão sendo gerados 640 empregos diretos e indiretos. A previsão é de que a obra seja concluída em 360 dias, que terminam em novembro desse ano.

O trabalho da empresa terceirizada que conduz a obra pode gerar alguns transtornos para a população. Porém, a empresa afirma que eles devem ser os menores possíveis. “Após a abertura de valas e assentamento da tubulação, solicitamos que a empresa feche a valeta no mesmo dia e que faça a recomposição do pavimento o mais breve possível”, declarou.