Temporal derruba árvores e deixa partes de Bela Vista sem água e energia elétrica

As fortes rajadas de vento que passaram por Bela Vista do Paraíso na tarde desta quarta-feira (8) derrubaram árvores e deixaram residências sem energia elétrica. Segundo a Copel, equipes trabalham para resolver o problema.

Conforme a empresa, às 17h40 eram cerca de quatro mil domicílios afetados. Por volta das 20h, o número foi reduzido para mil casas sem luz. a previsão é de normalização completa da maior parte até às 20h30, com a conclusão da manutenção de um cabo que foi rompido.

O temporal que passou pelo Vale do Ivaí e norte paranaense também deixou sem energia as cidades de Sertanópolis, Rancho Alegre e Uraí.

As equipes da Copel estão atuando nos circuitos de média tensão, para religar os trechos mais longos que estão sem luz. É o caso desses municípios e de Bela Vista.

A Copel disse que não é possível estimar o horário em que a distribuição de energia elétrica será reestabelecida. É que está sendo feita uma inspeção para identificar o que causou a queda de energia. O tempo necessário para religar depende da complexidade do trabalho.

A falta de energia também afetou a captação e a estação elevatória da Sanepar em Bela Vista. Por isso, há falta de água na cidade. a normalização do abastecimento só deve acontecer depois que a Copel resolver o problema.

As rajadas de vento foram fortes, porém rápidas. Dessa forma, acabaram derrubando pelo menos seis árvores em Bela Vista, tanto no centro, próximo à Igreja Católica, quando no Jardim Bela Vista. A Defesa Civil trabalha nessas ocorrências.

Conforme o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), há registro de chuvas em vários setores. Como fez bastante calor, houve desenvolvimento de tempestades em algumas cidades. Em Cianorte, por exemplo, os ventos passaram dos 70 km/h.

Nos setores mais ao norte do Paraná, houve registro de granizo nas últimas horas (Rondon e Telêmaco Borba, por exemplo).

PREVISÃO

Na quinta-feira (9), o deslocamento da frente fria sobre o Estado ainda deverá provocar pancadas de chuva que poderão vir acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento.

A tendência é para temperaturas bem mais amenas em grande parte do Paraná em relação ao dia anterior, porém um pouco mais elevadas ainda sobre a faixa norte do Paraná.

Em Bela Vista, a temperatura máxima, que foi de 39° C nesta quarta, deve ser de 25° C na quinta e 27° C na sexta. Já a temperatura mínima fica entre 15° C e 17° C nesses mesmos dias. A previsão é de chuvas até sábado, com céu claro no domingo.

Matéria atualizada às 20h10.