Bela Vista confirma apenas um caso de covid-19 na semana; são dois ativos

Foto: Rafael Osaku/Divulgação

Seguindo a tendência de queda, a quantidade de casos de covid-19 em Bela Vista do Paraíso caiu 90% nesta semana, em comparação com a anterior. A cidade confirmou apenas um caso nesta semana. Na anterior, foram dez. A cidade tem apenas dois casos ativos.

De acordo com o último boletim diário, de sexta-feira (29), são 2.479 casos confirmados, 2.399 curados e 78 óbitos. Atualmente, 26 casos suspeitos estão em investigação e 2.978 foram descartados.

Bela Vista registrou apenas 41 novos casos em outubro, uma queda de 82% em relação a setembro, quando houve 230 positivados. Dessa forma, o total do mês de outubro é o menor desde outubro de 2020, que registrou 29 casos.

VACINAÇÃO

Para a diretora do Departamento de Saúde, Carla Brandão, a queda é "com toda certeza fruto da vacinação". Ela afirmou que os dados continuam sendo monitorados e indicam um momento favorável e com medidas mais flexíveis.

Conforme o Vacinômetro, até 29 de outubro Bela Vista aplicou 11.757 primeiras doses, o equivalente a 76,3% dos 15.400 habitantes de Bela Vista, conforme estimativa do IBGE.

Com a segunda dose ou dose única, são 9.918 imunizados, o equivalente a 64,4% dos moradores. Isso sem contar aqueles que moram em Bela Vista mas foram vacinados em outros municípios.

A cidade também está vacinando adolescentes de 12 a 17 anos, por etapas, e aplicando a 3ª dose, que foi administrada em 1.108 pessoas.

O Centro de Covid, no Hospital Municipal São Jorge, continua atendendo casos de síndromes respiratórias. Segundo a diretora, o desafio agora é reestruturar a atenção básica, retomando rotinas que se perderam por causa da pandemia.

"Temos como principal foco a implantação de prontuário eletrônico e a reorganização dos processos de trabalho agora que o covid está mais tranquilo", disse ela.

ÓBITOS

Nesse mês de outubro, foram três óbitos pela covid-19 em Bela Vista. Trata-se de uma mulher de 89 anos e dois homens, de 82 e 92 anos.