Saúde esclarece como será a vacinação de adolescentes e a 3ª dose em Bela Vista

vacina doses covid coronavírus Foto: Filipe Muniz

O Departamento Municipal de Saúde de Bela Vista do Paraíso divulgou como será a vacinação de adolescentes e a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19. Outro ponto abordado foi o adiantamento da aplicação da 2ª dose de algumas vacinas.

Em vídeo, o diretora do departamento, Carla Brandão, afirmou que a 3ª dose será aplicada em pessoas com 70 anos ou mais que já tenha recebido a 2ª dose há mais de seis meses.

Também vão receber esse reforço os indivíduos imunossuprimidos. São aqueles que possuem alguma falha no sistema imunológico, ou que tenham HIV, que tenham feito transplante ou façam tratamento contra o câncer, por exemplo. No caso desse grupo, eles devem ter tomado a 2ª dose há 20 dias.

Essas pessoas serão vacinadas com o imunizante da Pfizer e as doses já estão em Bela Vista.

ADOLESCENTES

No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, a data de vacinação deve ser marcada para a próxima semana. A prioridade será para os adolescentes com comorbidades comprovadas, conforme a lista que será divulgada. Gestantes e puérperas dessa faixa etária também terão prioridade.

Outra informação importante é que os adolescentes devem ter CPF, ou pelo menos o Cartão SUS. Para vacinar, será necessária a aprovação dos pais ou responsáveis. Essa autorização pode ser dada verbalmente, na hora de vacinar, ou por escrito, caso o responsável não esteja acompanhando.

Para esse público, o cadastramento já começou. O procedimento pode ser feito pela internet, clicando aqui. O formulário pede nome completo, sexo, telefone, data de nascimento, CPF e endereço completo.

ADIANTAMENTO

A diretora do departamento também lembrou que o tempo de aplicação entre a 1ª e a 2ª dose foi encurtado no caso da AstraZeneca e Pfizer. Por isso, os vacinados devem ignorar a data que havia sido marcada na carteirinha. Passa a valer as datas que estão sendo divulgadas pela prefeitura, nas suas redes sociais. O novo agendamento leva em conta a data em que a pessoa tomou a 1ª dose.

LEIA TAMBÉM
Saúde abre cadastro de vacinação para moradores com 12 a 17 anos em Bela Vista