Após duas semanas sem receber 1ª doses, Bela Vista marca vacinação

vacina doses covid coronavírus Foto: Filipe Muniz

O Departamento Municipal de Saúde de Bela Vista do Paraíso marcou para este domingo (12) a vacinação contra a covid-19 em quem tem 20 anos ou mais. A cidade está há quase duas semanas sem receber os imunizantes para primeiras doses, o que paralisou a imunização. Veja os detalhes abaixo.

A população pode escolher onde tomar a vacina contra a covid mais perto de sua casa. Em Bela Vista, o procedimento será no Centro Social da Igreja Matriz. Em Santa Margarida, será na UBS. Por haver poucas doses, a aplicação começa às 9h e dura enquanto houver estoque.

A vacinação será por drive-thru em todos os locais. É necessário levar RG, CPF, Carteira de Vacinação e comprovante de residência. O estoque é de 296 doses, uma soma do que havia em estoque com outras 246 da Pfizer que chegaram agora.

SUSPENSÃO

No dia 25 de agosto, uma quarta-feira, Bela Vista vacinou quem tinha 22 anos ou mais. Porém, havia poucas doses. Por isso, na segunda-feira 30 de agosto, quando vieram novas doses, a aplicação foi na mesma faixa etária.

Depois disso, a cidade não recebeu vacinas. Uma remessa de 345 doses de CoronaVac que seria entregue na cidade foi suspensa pela Anvisa. É que esse lote havia sido envasado em uma fábrica não-inspecionada na China, e não no Instituto Butantan, em São Paulo. Por isso, a agência quer avaliar os procedimentos antes de liberar essas doses.

Sem esse lote, Bela Vista e outros municípios paralisaram a aplicação de primeira dose e só aplicaram a segunda. Na faixa dos maiores de 22 anos, Bela Vista vacinou 395 pessoas, conforme o Vacinômetro.

VACINÔMETRO

Depois disso, a quantidade de primeiras doses aplicadas permaneceu em 10.511, equivalente a a 68,2% dos 15.400 habitantes de Bela Vista, conforme estimativa do IBGE. Com a segunda dose ou dose única, são 5.755 imunizados, o equivalente a 37,3% dos moradores. Isso sem contar aqueles que moram em Bela Vista mas foram vacinados em outros municípios.

CADASTRE-SE

Antes de se vacinar, é importante fazer o cadastro no site da Prefeitura Municipal. O procedimento está aberto para moradores de Bela Vista que tenham mais de 18 anos. O formulário pede nome completo, sexo, telefone, data de nascimento, CPF e endereço completo. No site, há um link para cada faixa etária.

Em breve, deve ser aberto o cadastro para menores de 18 anos, mas os detalhes ainda não foram divulgados.