Fique atento às datas: 2ª dose da AstraZeneca está sendo adiantada

Vacinas da Fiocruz contra a Covid-19. Foto: Gilson Abreu/AEN

Por orientação da 17ª Regional de Saúde, a aplicação de 2ª dose da vacina AstraZeneca está sendo adiantada em Bela Vista do Paraíso e em outros municípios. Por isso, quem tomou essa vacina deve estar atento às datas, que não são mais as que foram agendadas na carteirinha.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Carla Brandão, o adiantamento é de uma semana. Por isso, está sendo anunciada a data da 2ª dose conforme o dia em que se tomou a 1ª dose. Portanto, os vacinados não devem seguir a data marcada, mas sim, ficar atentos aos avisos da Prefeitura Municipal sobre o dia agendado para completar a imunização.

A diretora explicou que os avisos estão sendo publicados pelas redes sociais. Atualmente, cerca de 10% das pessoas que deveriam receber a 2ª dose do imunizante não compareceram. Quando isso acontece, o departamento liga para os faltantes para reforçar a importância da imunização completa.

Carla Brandão também lembrou que a 2ª dose da vacina contra a covid-19 deve ser tomada no município onde o paciente tomou a 1ª dose. Isso porque a quantidade de vacinas para a imunização é enviada de acordo com a quantidade de vacinados na cidade.

“Tivemos várias pessoas que tomaram a 1ª dose em outros municípios, então essa pessoa tem que ir fazer a 2ª dose lá. Se ela chega e não está no nosso cadastro, ela vai ter que aguardar” explicou a diretora.