Casos de covid-19 caem pela metade em julho e diretora atribui resultado à vacinação

vacina doses covid coronavírus Foto: Filipe Muniz

Mesmo com regras mais brandas nos decretos de combate ao coronavírus, a quantidade de casos confirmados de covid-19 caiu pela metade no mês de julho, em Bela Vista do Paraíso. Em junho, a cidade teve 194 novos casos. Em julho, esse número foi para 97; uma diminuição de exatos 50%.

Na avaliação da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Carla Brandão, isso é resultado da aplicação da vacina. “Com toda certeza isso é um reflexo da nossa vacinação, que avançou bastante, assim como em todo o nosso estado. Agora nós temos números um pouco mais tranquilos para poder seguir as medidas de restrição do Paraná”, afirmou ela.

Até 27 de julho, Bela Vista aplicou a primeira dose em 8.282 pessoas. Isso equivale a 53,7% da população bela-vistense. Estão imunizados com duas doses ou dose única 3.186 pessoas, o equivalente a 20,6% dos habitantes. Esses percentuais estão um pouco acima das médias do Paraná e do Brasil.

Porém, a diretora reforça que não é o momento de abandonar as medidas preventivas. Isso porque o número de pessoas imunizadas com duas doses ainda é baixo. Também há preocupação com a variante delta do coronavírus, que é mais contagiosa e já tem pelo menos 16 casos identificados no Paraná.

“Estudos indicam que só se tem a proteção para casos mais graves da variante delta quando o indivíduo já recebeu duas doses da vacina. E a maioria só recebeu a primeira dose. Então temos uma grande parcela da nossa população vacinada, mas não imunizada”, explicou a diretora.

Segundo ela, a Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) orienta os municípios a manterem toda a escala de profissionais no centro de covid. O uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento ainda têm que permanecer e intensificar.

DADOS MUNICIPAIS

A última queda nos números mensais aconteceu de março para abril, após o lockdown, quando os casos foram de 534 para 64. Depois disso, só aumentaram: 148 em maio, e 194 em junho, caindo pra 97 agora em julho.

A quantidade de casos nessa última semana, entre 26 e 30 de julho, foi maior do que na semana anterior: 26 casos, contra cinco. Porém, os números apenas retornaram ao patamar das outra semanas de julho, que estava em torno de 28.

Conforme o último boletim, Bela Vista tem 1.912 casos confirmados, com 1.821 curados e 66 óbitos. Assim, são 25 casos ativos. 27 casos suspeitos estão em investigação e 2.318 foram descartados. Nessa semana, pelo menos três pacientes foram transferidos para hospitais da região.

Em julho, cinco óbitos por covid-19 foram informados no boletim municipal: três homens, de 40, 78 e 85 anos; e duas mulheres, de 79 e 81 anos.