Novo decreto suaviza regras de combate à covid-19 em Bela Vista

Foto: Filipe Muniz

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso suavizou as regras de combate ao coronavírus que haviam sido determinadas aos estabelecimentos e atividades. O novo decreto começa a valer às 17h deste sábado (31) e têm validade até 15 de agosto.

O período liberado para circulação de veículos e pessoas em vias públicas passa a ser das 5h à meia-noite. Antes o limite era às 22h30.

Para o comércio em geral, as regras continuam iguais: das 8h às 18h de segunda a sexta, das 8h às 12h aos sábados e fechados aos domingos. Como antes, é permitida a entrada de 50% da capacidade de pessoas no local.

Supermercados, padarias, hortifrutis, casas de carnes, farmácias e distribuidoras de bebidas estão liberadas pra funcionar das 6h às 21h de segunda a sábado e das 6h às 13h aos domingos. Para esses locais, foi liberada a entrada de menores de 12 anos. O consumo de alimentos e bebidas continua proibido dentro das lojas.

Bares, lanchonetes e restaurantes agora podem funcionar das 8h até meia-noite, em qualquer dia da semana. O delivery continua liberado no horário de funcionamento permitido.

A venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos fica proibida após a meia-noite.

Lojas de conveniência de postos de combustíveis podem abrir todos os dias, das 6h à meia-noite.

OUTROS HORÁRIOS

Nas academias, os horários continuam iguais: das 6h às 22h30 de segunda a sexta e das 6h às 18h aos sábados. Muda a quantidade de pessoas. Antes, era 30% da capacidade do local, mas agora é 50%.

No caso das atividades esportivas, como futebol, vôlei, basquete e outros, o horário liberado é das 6h às 22h, em qualquer dia. Clubes recreativos podem abrir nesse mesmo horário.

Os templos religiosos podem funcionar até 22h30, como antes, mas agora com 50% da capacidade. Antes era 30%.

A locação de chácaras e outros locais de lazer é liberada em todos os dias da semana, das 6h à meia-noite, com 50% da capacidade de público, limitada a 50 pessoas.

Os eventos em geral, em outros locais, também estão limitados a 50% da capacidade, mas com no máximo 100 pessoas. Eles podem acontecer em qualquer dia, das 6h à meia-noite.

NADA MUDA

As regras continuam as mesmas para empresas agrícolas e veterinárias, salões de beleza, lavadores de automóveis e instituições financeiras.

As aulas permanecem suspensas por tempo indeterminado na rede municipal.