Bela Vista recebe mais 845 doses de vacina contra a Covid-19

Foto: Ari Dias/AEN

O Departamento Municipal de Saúde de Bela Vista do Paraíso recebeu mais 845 doses de vacina contra a Covid-19, no sábado (29). Os imunizantes são da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. Eles devem servir para imunizar os portadores de comorbidades e/ou deficiências permanentes e trabalhadores da educação.

As novas unidades fazem parte de um lote de 352.750 doses, parte da 21ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde ao Governo do Paraná. O encaminhamento às Regionais de Saúde ocorreu na sexta-feira (28). A 17ª Regional, com sede em Londrina, recebeu 26.125 doses.

O Paraná também recebeu, neste mesmo lote, 37.440 doses da Pfizer/BioNTech, mas elas serão repassadas apenas a 21 municípios selecionados, nesta segunda-feira (31).

QUEM SERÁ VACINADO

De acordo com a diretora do Departamento Municipal, Carla Brandão, essa remessa deve ser o suficiente para concluir a imunização dos portadores de comorbidades, se considerado o total de cadastrados. Também deve ser concluído o grupos de professores, já que faltam apenas alguns que não puderam se vacinar porque tomaram a vacina contra a Influenza (gripe).

O Governo do Paraná também instruiu os municípios para que vacinem os assistentes sociais. Isso deve ocorrer paralelamente à vacinação dos professores, que já está em andamento. As doses recebidas ainda não são suficientes para vacinar todos os profissionais da assistência social. Por isso, a aplicação será feita por idade, em ordem decrescente.

Concluídos esses grupos, a vacinação deve voltar a ser feita por idade, em ordem decrescente. O Paraná vai seguir a nova recomendação do Ministério da Saúde e deve começar a vacinar a população geral, dos 59 aos 18 anos, conforme a disponibilidade de doses.

VACINAÇÃO NESTA TERÇA

A nova etapa de imunização em Bela Vista já tem data marcada. Será nesta terça-feira (1º), para os maiores de 25 anos com comorbidades ou que recebem o BPC. É obrigatório levar o laudo médico que comprove a comorbidade, ou comprovante do BPC.

A aplicação será das 13h30 às 17h, no Centro Social da Igreja Matriz e na UBS de Santa Margarida. Também é necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

VACINÔMETRO

O Estado vacinou até esta sexta-feira (28) 2,4 milhões com a primeira dose e 1,1 milhão com ambas. Já em Bela Vista, o último vacinômetro foi divulgado em 19 de maio. Até então, foram imunizadas 3.642 pessoas com a primeira dose e 1.891 com a segunda dose, totalizando 5.533 vacinas aplicadas.