Sob risco de epidemia, Bela Vista tem aumento nos casos de dengue

Mordida por um mosquito Aedes. Esta espécie pode transmitir doenças como chikungunya, dengue e zika. Crédito: NIAID

Febre alta, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, manchas na pele e vários tipos de dores. Quem já teve dengue sabe os problemas causados pela doença. Pior ainda quando acontece na forma grave, antes chamada de dengue hemorrágica. Aí entram as dores abdominais, palidez, sangramento, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos, podendo levar à morte.

Cada vez que alguém chega a uma unidade de saúde de Bela Vista do Paraíso com esses primeiros sintomas, a Divisão de Endemias recebe uma notificação, para que atue na área onde mora o paciente. Neste começo de 2020, o número de notificações começou a aumentar. De casos confirmados (que já passaram por todos os exames necessários) são cinco desde o final de dezembro, segundo o Departamento de Saúde.

Enquanto o número de casos aumenta, a preocupação dos moradores com a água parada, onde o Aedes aegypti põe seus ovos, parece continuar a mesma. Os relatos dos agentes de combate a endemias seguem iguais há algum tempo: várias casas são reincidentes em focos de larvas. Os agentes passam, eliminam os criadouros, mas quando retornam, encontram novos recipientes na mesma situação.

Os locais onde se encontram as larvas também são conhecidos: vasilhas de animais, pratinhos de vasos de plantas, coletor de água de geladeira, depósitos para recolhimento de água da chuva e outros reservatórios. São criadouros fáceis de serem eliminados pelos proprietários, mas na prática, não acontece. Resposáveis por fiscalizar e orientar, os agentes acabam fazendo o trabalho de limpeza.

LEVANTAMENTO

O tamanho do problema é revelado pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) realizado entre 7 e 10 de janeiro pela Divisão. Índices acima de 3,9% indicam alto risco de epidemia. Em Bela Vista, o resultado foi 10,6%. O número é menor do que o de janeiro de 2019, quando ocorreu o mais alto da história (15,3%), mais ainda está bem acima do ideal.

Por causa do aumento na quantidade de notificações, a Divisão mudou a estratégia. Ao invés de começar os trabalhos pela região com maior índice do LIRAa, os agentes iniciaram as visitas pelos conjuntos de Santa Margarida, em especial o Pedro Bachega, de onde vêm a maior parte das notificações.

LEIA TAMBÉM
Aumento no risco de epidemia de dengue em Bela Vista marcou 2019

Além disso, a Prefeitura Municipal inicia nesta segunda-feira uma ação de retirada de entulhos de terrenos baldios. Também serão recolhidos os resíduos de imóveis ocupados. É uma oportunidade para que os moradores possam se livrar dos entulhos de seus quintais. Esse trabalho vai acontecer em etapas. Saiba mais clicando aqui.