Mais de duas mil pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe em Bela Vista

Vacinação. Foto: Venilton Küchler

Números divulgados pelo Departamento de Saúde mostram que mais de 2,3 mil pessoas ainda precisam receber a vacina contra a gripe em Bela Vista do Paraíso. Das 5.862 pessoas que compõem o público-alvo da campanha no município, 3.484 já foram vacinadas, o que representa 59% do objetivo. A meta é alcançar pelo menos 90% de imunização. A campanha segue até o dia 31 de maio, nas unidades de saúde da rede pública, com a aplicação das doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As gestantes são o grupo com a menor cobertura vacinal: apenas 62 foram imunizadas, ou seja, 39% do esperado. Entre as pessoas com comorbidades, o índice está em 38% (661 pessoas), seguido dos professores (49%, ou 152 pessoas).

A maior cobertura vacinal ocorreu entre os idosos: 1.805 já foram imunizados, o que representa 75% da meta. Na sequência, estão as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com cobertura de 69% (18 mulheres); as crianças (64%, ou 662); e os trabalhadores da saúde (53%, ou 124 pessoas).

De acordo com a enfermeira de epidemiologia Mirella Thais de Matos, os trabalhadores da saúde estão fazendo uma busca-ativa do público-alvo para avisar sobre a campanha e até mesmo para aplicar doses da vacina. “As agentes comunitárias e as enfermeiras estão indo nas casas para fazer a vacinação nos acamados”, contou.

No último sábado (4), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram abertas das 8h às 17h para o Dia D da campanha, mas segundo a enfermeira, a procura não foi grande. Ela conta que as pessoas vão às UBS para receberem a vacina durante a semana, logo que a campanha se inicia.

A vacina produzida para 2019 protege contra três subtipos graves da influenza (A H1N1; A H3N2 e influenza B). Neste ano o Paraná já registrou 25 casos de Influenza, com 9 mortes.

Além da vacina, a enfermeira da Vigilância do programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Paraná, Vera Rita da Maia, recomenda como medidas preventivas a higienização frequentemente das mãos, evitar aglomerações e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas. “São cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus”, afirma Vera Maia.

*Com AEN e Agência Brasil.