Saúde realiza evento gratuito para gestantes nesta sexta (31)

Foto ilustrativa: Pixabay

O Departamento Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (31) um evento gratuito para gestantes. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado e começa às 14h no Rotary Club. O objetivo é conscientizar as futuras e atuais mães sobre a importância do aleitamento materno. Haverá sorteio de brindes, uma roda de conversa com uma equipe multiprofissional e um café da tarde.

A palestra, que será dada pela fonoaudióloga Letícia Senedese, busca incentivar o aleitamento materno. “Muitas gestantes param de amamentar por não saberem como é a amamentação, porque as vezes, no inicio da amamentação, tem fissuras, doí, porque a criança não sabe fazer uma pega certa”, conta a coordenadora da atenção básica, Ana Paula Ferracin.

Uma equipe multiprofissional vai tirar dúvidas das gestantes e será formada por nutricionista, psicóloga, assistente social e enfermeiras. Além dos bindes, como kits de sabonetes e fraldas, também serão sorteados dois ensaios fotográficos.

Agosto Dourado

O Mês do Aleitamento Materno foi instituído no ano passado pela Lei Federal 13.435, mas a Semana Mundial do Aleitamento Materno existe desde 1992 e é comemorada de 1º a 7 de agosto em mais de 120 países.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prevalência de 90% do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Pesquisa de 2013, mostra que o Brasil está em torno de 36% de prevalência. Aumentou, porém, o entendimento de que aleitar os seis meses exclusivos e prolongar por dois anos ou mais tem benefícios para o bebê e para a mãe.

“Esses benefícios de nós falávamos, hoje temos essa comprovação científica, de que aleitar evitar câncer de mama e de ovário, além de leucemia no bebê. Os comitês científicos das sociedades de pediatria estão buscando na indexação médica artigos de outras áreas sobre aleitamento materno e a relação com adolescentes, com alergias, por exemplo”, informou a presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Soperj, Carmem Elias, à Agência Brasil.


Curta a página do Telégrafo no Facebook para ficar por dentro do que acontece na cidade.
Envie sua notícia pelo (43) 9 98851-7034