Lucia Darcin assume como a primeira prefeita de Bela Vista

O município de Bela Vista do Paraíso terá, a partir desta segunda-feira (07), a primeira prefeita da sua história. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a vice-prefeita Lúcia Darcin (PSDB) vai assumir o comando da Prefeitura Municipal durante as férias de 20 dias do prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM).

A cerimônia de posse aconteceu na noite desta sexta-feira (04), na Câmara Municipal. No evento, Lúcia lembrou que já foi vereadora por três mandatos e presidiu a Câmara Municipal entre 2007 e 2008. Ela também foi a segunda mulher a presidir o Legislativo da cidade. A primeira foi Apparecida de Marchi Pereira (MDB), entre 1981 e 1982.

“Eu me sinto muito honrada de ser a primeira prefeita e primeira vice-prefeita. Eu acho que temos que mudar o pensamento de vice não estar atuando. Estou atuando e estarei ainda mais agora como prefeita” declarou Lúcia.

Segundo ela, não haverá nenhuma mudança na gestão. “Eu quero usar a mesma linha de trabalho. Estamos com vários projetos encaminhados e pretendo dar continuidade”, afirmou ao Telégrafo.

Na sua posse, ela também mencionou que, apesar de as mulheres serem maioria na sociedade, ainda estão em minoria na política. “Meu sonho é que mais mulheres se candidatem, porque, com certeza, trabalharemos muito mais. A mulher cuida de casa, de filhos, do marido e ainda trabalha fora. Conseguimos tudo ao mesmo tempo, e meu sonho é que venham mais mulheres, principalmente aqui no município”, declarou.

HISTÓRICO

Na Câmara, as mulheres ocuparam apenas duas das 35 presidências. Há somente uma mulher na atual legislatura, a vereadora Jane Zanon (PSD).

Na anterior, eram três, ou seja, um terço da Casa. Porém, esses 30% já eram um ponto fora da curva.

O Telégrafo fez um levantamento no site da Câmara e apurou que nas primeiras sete legislaturas nenhuma mulher foi eleita em Bela Vista. A primeira vereadora, que depois se tornou presidente, se elegeu em 1976, com 187 votos, para a legislatura de 1977 a 1983.

De todas as 18 legislaturas, em sete não houve mulheres e em outras sete houve apenas uma. Em outros três mandatos tinha duas vereadoras e apenas em um, de 2017 a 2020, foram três representantes femininas.

LEIA TAMBÉM
Aceb dá posse a Rosimeire Savi como sua primeira presidenta

PREFEITO

Em sua fala, o prefeito Jacaré disse ter certeza da capacidade e honestidade de sua vice para “conduzir o município muito bem”. Ele também pediu o apoio dos vereadores a ela durante esses 20 dias. “Ela vai honrar como se fosse muito tempo e vai fazer muita coisa pelo município. É a primeira vez que uma mulher assume. Sabemos que as mulheres são muito competentes e a cidade vai estar em boas mãos”, declarou.

Conforme a Lei Orgânica do Município, os prefeitos têm direito a repousar por 30 dias a cada ano, mediante comunicação com antecedência aos vereadores. As férias do prefeito vão ocorrer de 07 a 26 de março.

Fotos: Rafael Osaku Leite/Divulgação.