Aceb dá posse a Rosimeire Savi como sua primeira presidenta

As articulações contra o fechamento do comércio de Bela Vista do Paraíso revelaram, no ano passado, uma nova possibilidade de liderança entre os empresários. Uma liderança de maioria feminina que culminou na eleição de Rosimeire Savi para ser a primeira mulher a presidir a Aceb (Associação Comercial e Empresarial de Bela Vista do Paraíso) nos seus 58 anos de história. A posse aconteceu na noite desta segunda-feira (4), na sede da instituição.

A cerimônia de troca de gestão começou com as palavras do diácono João Dimas, e teve a presença de membros da antiga diretoria e da que foi empossada. O prefeito Fabrício Pastore e a vice-prefeita Lúcia Darcin também participaram.

Presidente da instituição desde por dez anos não-consecutivos, Luiz Valdemar Rampazzo não poderia ser reeleito. No evento, transmitido ao vivo pela internet, ele fez um balanço de sua gestão e de sua história na instituição. Contou que fez o primeiro sorteio do primeiro Passeio Ciclístico da Independência, trabalhou como Relações Públicas e conseguiu, em 2010, a Junta Comercial para a cidade. Valdemar será o presidente do Conselho Superior da Aceb.

A PRESIDENTA

Trabalhadora do comércio desde os 12 anos e empresária há 30 anos, Rosimeire diz que muitos associados não queriam se candidatar à presidência da instituição. Por isso, ela decidiu assumir o compromisso e recebeu apoio de colegas do setor, para compor a diretoria.

Para ela, a condução da presidência por uma mulher vai motivar outras. “Existe ainda um preconceito sobre mulheres à frente da administração, mas eu acho que assim teremos futuras novas presidentes também”, afirmou.

Rosimeire avalia que 70% dos comércios da cidade são geridos por mulheres. Porém, demorou para que a Aceb tivesse uma presidenta porque as chapas eram formadas por homens, que se articulavam entre si.

“Até então parecia algo inatingível, que não era pra mulher. Esse tabu foi se quebrando ano por ano. Hoje, o mundo moderno é o contrário. As mulheres se reinventam, se programam e dão conta”, declarou.

Rosimeire diz que, em sua gestão, pretende trazer renovação, com apoio de mais associados e de suas ideias. “Hoje, estamos em um mundo totalmente digital, então vamos buscar esses meios para os associados, e também trazer novos associados”.

“Nenhum presidente faz nada sozinho. Nem mulher nem homem. É uma chapa. E estamos em uma chapa que comprou a ideia e está junto”, concluiu.

COMPOSIÇÃO

A nova diretoria, eleita em 2020 para o biênio 2021-2022, será formada pelos seguintes integrantes:

Presidente: Rosimeire Savi (Canaã Móveis)
1º Vice-Presidente: Natanael Cruz Fernandes (NT Informática)
2º Vice-Presidente: Amélia Fujie Yokota (Relojoaria Yokota)
Vice-Presidente para Assuntos de Finanças e Patrimônio (Tesoureira): Eliane Gomes Barione (JB Som)
Vice-Presidente Para Assuntos da Rede de Benefícios: Rebeca Cristina Cruz Fernandes (Cyber Beka)
Vice-Presidente Para Assuntos Jurídicos: Renato Florêncio (Advocacia Florêncio)
Secretário: Rodrigo Soares Pinto (Rose Calçados)
Vice-Presidente para Assuntos FACIAP JOVEM: Marcela Savi de Araújo (Canaã Móveis e Eletros)
Vice-Presidente para Assuntos FACIAP MULHER: Francislaine Carina de Souza (Top Line)

A Aceb também tem o Conselho Superior e o Conselho Fiscal, ambos com seis integrantes.