Professoras vão à Câmara pedir a recomposição anual dos salários

Um grupo de professoras foi à sessão da Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso nesta terça-feira (23) para pedir a recomposição dos salários. As educadoras pediram apoio dos vereadores para que seja dado o reajuste pelo percentual da inflação.

Geralmente, a revisão geral anual é enviada para aprovação no mês de janeiro. Nesse ano, o projeto de lei ainda não foi enviado.

A professora da rede municipal Lorena Raquel da Silva Pontes fez parte do grupo, formado por 18 professoras e dois funcionários. Ela afirmou que os professores tiveram gastos para se adequar às aulas on-line. Citou investimentos próprios em celulares, computadores e conexão de internet para se adequarem à nova modalidade de ensino.

A professora afirmou que a falta do reajuste vai significar perda de salário e uma defasagem do Plano de Cargos e Salários. O grupo também se manifestou contra a proposta que aumenta o percentual de contribuição previdenciária dos servidores.

“Nós fomos lá para tentar conversar com os vereadores para eles colocarem um aumento, pelo menos o da inflação”, declarou ela. O projeto de lei da revisão anual deve ser apresentado pelo Executivo. Aos vereadores, cabe aprovar ou não a proposta.

A demanda dividiu opiniões. Um grupo de vereadores entende que a prefeitura não tem condições de bancar uma revisão dos salários nesse momento. Entre os motivos citados estão o estado de calamidade por causa da pandemia, e a situação financeira do município.

Procurada, a Prefeitura Municipal informou que a questão da recomposição geral está sendo analisada pela equipe financeira do executivo. “Tão logo haja uma definição, o projeto de lei será enviado para a Câmara Municipal”, afirmou.