Com Sérgio Menck, nova gestão deve ter a presidência da Câmara Municipal

Foto: Filipe Muniz.

A gestão de Fabrício Pastore (DEM), o Jacaré, deve ter maioria e ficar com a presidência da Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso. Eleito vereador na coligação do prefeito Edson Brene, o atual vice-prefeito Sérgio Menck (PSL) mudou de lado e está concorrendo à Mesa Diretora na chapa do novo prefeito.

Na sessão desta terça-feira (15), os candidatos ao comando da Casa apresentaram suas chapas. Se o cenário não mudar, a Mesa Diretora do biênio 2021-2022 terá a seguinte composição:

  • Presidente: José Maria Verteiro (DEM)
  • Vice-presidente: Maykon Barros (DEM)
  • 1º Secretário: Rafael Palú (MDB)
  • 2º Secretário: Sérgio Menck (PSL)

Mesmo em minoria, o grupo eleito com Brene, apresentou chapa, com a seguinte formação:

  • Presidente: Jane Zanon (PSD)
  • Vice-presidente: Lindo (PSL)
  • 1º Secretário: Ricardo Bandolin (PTB)
  • 2º Secretário: Rondinele Meira (PSD)

CONTEXTO POLÍTICO

Sérgio Menck decidiu apoiar o grupo político de que foi adversário após um descontentamento com o seu grupo. Em um áudio que vazou na internet, o vereador aparece revoltado com o resultado das eleições.

Durante a conversa, demonstra que esperava receber mais do que os 350 votos que obteve. Ele também acusa o grupo de não ter trabalhado em favor dele, mas em favor de outros candidatos, o que teria “tomado” os seus votos.

Sérgio também criticou e fez acusações contra o atual prefeito Brene e contra o próprio filho, o vereador que foi candidato a vice-prefeito, Fernando Menck (PSL). Irritado com toda a situação, ele avisou, no áudio, que votaria “na turma do Jacaré” e que não queria conversa com ninguém.

ARTICULAÇÃO

O art. 12 do Regimento Interno da Câmara abre a possibilidade de alterações na composição das chapas em até 180 minutos antes da sessão da votação, marcada para 02 de janeiro de 2020.

Porém, fontes ouvidas pelo Telégrafo consideram difícil reverter o atual cenário. Sérgio Menck foi procurado algumas vezes pelo seu grupo para que integrasse a chapa, mas estava irredutível e rejeitou tentativas de conciliação.

De fora das chapas, o vereador Geovani Pascoal (DEM) é voto considerado garantido para o seu grupo, selando a divisão em cinco a quatro para o prefeito eleito. Com isso, o grupo também deve obter o controle das comissões mais importantes da Casa Legislativa, como a de Legislação, Justiça e Redação e a de Finanças e Orçamento.