Lúcia Darcin pede licença da Câmara, e Lauria deve assumir a vaga

Lucia darcin Foto: Filipe Muniz. 28/09/2018.

A vereadora Aparecida Lúcia Darcin Rigo (PSDB) apresentou requerimento de licença à Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso. Ela pretende se afastar do mandato por 30 dias, no período de 12 de setembro a 12 de outubro, para “tratar de assunto de interesse particular”.

No requerimento, Lúcia informa que fará uma viagem à cidade de Porto, em Portugal. Na sessão desta terça-feira (20), quando a Câmara aprovou o requerimento, a vereadora contou que pretende acompanhar sua filha, que vai estudar naquele país. “Não tem como eu deixar ela ir sozinha, então vou acompanhar. Eu sou pãe (pai e mãe) e não tenho como deixar a coitadinha ir sozinha”, afirmou.

O requerimento é necessário porque o Regimento Interno do Legislativo determina que os vereadores devem pedir licença para “para se ausentar do país por qualquer tempo ou do município quando a ausência exceder a quinze dias”. O regimento também define que o vereador não receberá salário quando o afastamento acontecer por motivo de “interesse particular”.

Como a licença da vereadora será por 30 dias, seu suplente deve ser convocado e empossado. João Cesar Lauria (PDT) confirmou que vai assumir a cadeira pelas quatro sessões ordinárias previstas para o período. Ele assume também as funções da vereadora na relatoria da Comissão de Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa da Cidadania, mas não poderá ser o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social porque o regimento o impede.

De acordo com o site da Câmara, Lauria já foi vereador por três mandatos, de 1997 a 2008. Ele recebeu 197 votos nas últimas eleições, ficando no topo da fila de suplentes de Lúcia Darcin. Esta não será a primeira vez que ele assume a cadeira da vereadora nesta legislatura. Ele já ocupou a vaga entre 11 de maio e 10 de junho de 2017, quando a vereadora precisou fazer uma cirurgia. Na ocasião, o salário pago ao suplente foi de R$ 3.840,54.