Vigilante impede furto de estátuas no cemitério de Bela Vista

Um vigilante que fazia monitoramento de moto impediu que mais um furto de estátuas e placas de bronze ocorresse no Cemitério São João Batista, em Bela Vista do Paraíso. A ação criminosa foi frustrada na madrugada deste sábado (10) para domingo.

O vigilante da equipe Mope (Pitbull) fazia a ronda em volta do cemitério. O trabalho é pago pela Prefeitura Municipal. Ele viu a ponta da escada que estava do lado de dentro, encostada no muro que fica na Av. Tiradentes, na Vila Brasil.

Por cima do muro, os vigilantes viram as estátuas já retiradas, prontas para serem levadas. Também encontraram uma caixa cheia de placas.

Com base no que foi recuperado, o coveiro Damião da Silva estima que mais de 70 placas foram retiradas dessa vez, além de seis ou sete estátuas.

Os vigilantes não encontraram nenhum suspeito no cemitério. Na fuga, até as ferramentas utilizadas no crime ficaram para trás.

Segundo o coveiro, esse foi o terceiro furto registrado no cemitério nesse ano. Nas duas ocorrências anteriores, aproximadamente 50 placas foram furtadas, além das estátuas.

Esse tipo de furto tem sido recorrente em cemitérios de várias cidades da região. No ano passado, a Prefeitura contratou vigilantes depois que houve quatro furtos em poucas semanas. A estimativa era de que aproximadamente 500 peças, de 200 jazigos, tenham sido levadas.