Prefeitura coloca vigilante no Cemitério Municipal durante a noite para evitar furtos

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso reforçou a segurança do Cemitério São João Batista após um onda de furtos de jazigos. Um vigilante foi contratado de forma emergencial e está trabalhando todos os dias no período noturno, desde a última sexta-feira (20), para evitar novas ocorrências.

“Nunca tivemos essa grande quantidade de furtos no cemitério, então tivemos que fazer uma contratação urgente para preservar os jazigos das famílias que sepultaram seus entes queridos”, declarou o prefeito Edson Vieira Brene (PSD).

A administração municipal afirmou que vai continuar acompanhando a situação para avaliar se a contratação do vigilante resolve o problema, ou se serão necessárias novas ações de prevenção.

Na últimas semanas, foram quatro ocorrências de furtos no cemitério, de acordo com o coveiro Damião da Silva. Os furtos aconteceram na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), e novamente na quarta-feira (18) e quinta-feira (19).

Os criminosos agem sempre durante a noite, pulando os muros do cemitério. Lá dentro, furtam placas, vasos e imagens de bronze, que depois são recicladas e vendidas.

Damião estima que aproximadamente 500 peças, de 200 jazigos, tenham sido levadas. Apesar disso, a grande maioria permanece intacta, já que o cemitério municipal possui entre 10 e 12 mil túmulos.

A administração municipal registrou Boletins de Ocorrência de todos os furtos, que serão investigados pela Polícia Civil.