Polícia prende falsa enfermeira com doses da vacina contra a Covid-19 em Apucarana

Foto: Divulgação/MPPR

A Polícia Civil de Apucarana prendeu uma falsa enfermeira admitida para trabalhar como voluntária do processo de vacinação contra a Covid-19 no Município. No cumprimento de um mandado de busca e apreensão foram localizadas, em poder da mulher, doses de vacina e materiais usados na aplicação.

A operação, realizada neste sábado (15), atendeu pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Apucarana, ao Juízo da Comarca, que expediu o mandado de busca e apreensão na residência de

O MPPR requereu ao Juízo a expedição do mandado após denúncia de que a falsa enfermeira teria oferecido doses de vacina a pessoas não contempladas nos grupos prioritários, por meio do aplicativo WhatsApp.

OPERAÇÃO

Durante o cumprimento da determinação judicial, as doses de vacina foram apreendidas (um frasco da Astrazeneca, com cinco doses; um de CoronaVac com um número ainda não determinado de doses e um vazio).

A falsa enfermeira foi presa em flagrante pelo crime de peculato, podendo responder também pelos crimes de falsidade ideológica e infração de medida sanitária.

O MPPR dará continuidade às investigações com intuito de esclarecer, entre outras coisas, o possível envolvimento de servidores públicos na subtração das doses. Será apurada também a eventual responsabilização de pessoas que possam ter sido beneficiadas com a aplicação da vacina.

Na sexta-feira (14), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana divulgou uma nota oficial afirmando que abriu uma sindicância para apurar o caso. Na nota, entretanto, o presidente da AMS, Roberto Kaneta, afirmou que a “profissional de enfermagem, em nenhum momento teve autonomia para manipular frascos e doses de vacinas”.