Gaeco cumpre mandados em Bela Vista em operação contra desvios em Paranacity

Foto ilustrativa/Divulgação

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Bela Vista do Paraíso na manhã desta quarta-feira (12). A ação aconteceu no âmbito da Operação Coleta, que investiga o uso de empresas para desvio de dinheiro público no município de Paranacity, a 150 km de Bela Vista.

Não foram divulgadas informações sobre o trabalho realizado em Bela Vista, mas fotos compartilhadas pelo Whatsapp, registradas nessa manhã, mostram uma caminhonete descaracterizada parada em frente a uma residência. Uma segunda imagem mostra um dos agentes do Gaeco pulando o muro.

A Operação Coleta investiga a atuação criminosa de servidores e empresários que teriam se utilizado de empresas para o desvio de dinheiro público. Segundo as investigações, empresa contratada para fazer conservação e limpeza recebia valores referentes à prestação do serviço, mas o Município pagava diretamente a funcionários particulares da empresa de limpeza, principalmente em reclamatória trabalhista. Além disso, dentro do esquema montado, um posto de combustíveis emitia notas falsas para justificar a retirada de dinheiro e os pagamentos indevidos pela prefeitura.

A ação teve como alvo dois ex-secretários do Município, um advogado contratado e dois empresários. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná, que também determinou que a atual prefeita de Paranacity não tenha contato com testemunhas e demais investigados.

Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Paranacity, dois em Maringá, um em Itaguajé, e um em Paranavaí. No total, foram alvos das buscas gabinetes, o setor de recursos humanos e o de licitações da prefeitura de Paranacity, o prédio da Secretaria Municipal de Obras, além de quatro empresas, dois escritórios de contabilidade e dez residências.

*Com Assessoria MPPR