Bela Vista teve saldo positivo na geração de empregos em fevereiro

Foto: Arquivo Agência Brasil

Depois de um mês de janeiro com saldo negativo na geração de empregos, o município de Bela Vista do Paraíso registrou mais contratações do que desligamentos em fevereiro. No segundo mês do ano, 57 pessoas deixaram o emprego enquanto 86 foram contratadas, saldo positivo de 29 vagas.

A análise dos desempenhos por função mostra que a ocupação com maior saldo positivo em fevereiro foi a de auxiliar de lavanderia (dez vagas). Outra área com bom desempenho foi a de produção de roupas. A ocupação de costureiro teve saldo positivo de cinco vagas, enquanto auxiliar de corte teve três e cortador de roupa, uma. A função de assistente administrativo também apresentou bom resultado, com saldo de cinco vagas.

Os piores desempenhos foram das ocupações de recepcionista de consultório médico ou dentário, motorista de caminhão e servente de obras, todas com saldo negativo de três vagas.

Fonte: Caged

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o desempenho foi melhor. Em fevereiro de 2018, o resultado havia sido positivo, com saldo de 13 vagas. Naquele período, houve 68 desligamentos e 81 admissões. Na comparação com o mês passado, também houve melhora. Em janeiro desse ano foram 73 desligamentos e 59 contratações, ou seja, 14 vagas a menos.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que nos últimos seis anos todos os resultados de fevereiro foram positivos. Houve um pico de contratações em 2015, quando 651 trabalhadores foram contratados enquanto apenas 77 deixaram um emprego. Saldo de 574 vagas.

Fonte: Caged

A análise dos números consolidados a cada ano na geração de emprego em Bela Vista mostra a tendência de desligamentos ocorrida a partir de 2015, ano em que houve um pico na quantidade de contratações, com o maior saldo dos últimos cinco anos: 150 vagas.