Bela Vista teve mais desligamentos do que contratações em janeiro

Foto: Gilson Abreu/ANPr

O município de Bela Vista do Paraíso teve saldo negativo na geração de empregos em janeiro. Foram 73 desligamentos e 59 contratações, ou seja, 14 vagas a menos. No mesmo mês do ano passado, o saldo foi positivo (11 vagas), já que houve 63 contratações e 52 desligamentos.

A última vez que o município teve saldo negativo no mês de janeiro foi em 2016, quando houve 56 admissões e 61 desligamentos (-5). Em dezembro de 2018 o resultado havia sido pior: 80 pessoas deixaram o emprego e apenas 21 foram contratadas, saldo negativo de 59 vagas.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados neste mês pelo Ministério do Trabalho. No desempenho de janeiro desse ano, a função de auxilar de lavanderia foi a com maior número de desligamentos: seis pessoas perderam o emprego nessa área. Em janeiro do ano passado, a função com pior resultado havia sido a de vendedor de comércio varejista, com saldo negativo de cinco vagas.

POR ANO

A análise dos números consolidados a cada ano na geração de emprego em Bela Vista mostra a tendência de desligamentos ocorrida a partir de 2015, ano em que houve um pico na quantidade de contratações, com o maior saldo dos últimos cinco anos: 150 vagas.

Fonte: Caged

Nesse período de cinco anos, houve saldo negativo apenas em 2016 (-75 vagas). Já em 2017, o polo se inverteu: houve saldo positivo de 75 vagas. Em 2018, o número aumentou, com saldo de 97 contratações a mais do que o número de desligamentos.

”Facebook”/