Após falta de água por queda de energia, Sanepar diz que usar geradores é inviável

Foto: Divulgação/Sanepar

A situação é recorrente em Bela Vista do Paraíso: sempre que acaba a energia elétrica na região de produção e tratamento da Sanepar falta água na cidade. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (03). Por isso, o Telégrafo questionou a empresa se não haveria aleternativas para evitar que falte energia, como o uso de geradores, por exemplo. Para a Sanepar, no entanto, essa solução é inviável.

A empresa afirmou que o uso de geradores se aplica em poucos casos onde a Sanepar atua, pois são equipamentos eletromecânicos sensíveis. “Trata-se de uma solução inviável técnica e economicamente, considerando custos de aquisição, implantação, manutenção e operação de um grupo motor gerador”, afirmou.

Para a companhia, a solução é investir em ampliação do sistema, o que está em andamento. Assim, a produção aumenta e mesmo que a produção pare haveria uma reserva maior para continuar distribuindo. E quando a energia retorna, a produção dá conta de recuperar mais rápido a distribuição.

A Sanepar disse que a obra de ampliação na cidade já está em fase de testes. Trata-se da operacionalização de um novo poço, localizado em Santa Margarida, com vazão de 90 m3/h.

“Essa nova fonte representa um incremento de 50% na capacidade atual de produção. Um reservatório apoiado também será entregue em breve. Com capacidade para 600 m³, representa mais de 30% da capacidade atual”, informou a companhia.

O investimento é de cerca de R$ 5 milhões e inclui, além do poço e do reservatório, uma elevatória e 20 km de tubulações, entre adutora e rede de distribuição. A previsão é de que, a depender dos testes, a obra seja concluída em 30 dias.