Reservatórios estão com pouca água em Bela Vista, avisa Sanepar

Foto: Brunno Covello/Sanepar

A Sanepar informou que a falta de energia que atingiu regiões de Bela Vista do Paraíso no final da tarde desta quinta-feira (2) paralisou a produção e tratamento de água. Por isso, os níveis dos reservatórios amanheceram baixos nesta sexta-feira (3).

A empresa comunicou que a população deve fazer uso racional da água, pois pode haver desabastecimento ou baixa pressão na rede. A distribuição de água deve voltar ao normal entre a noite de hoje a madrugada deste sábado, de forma gradativa.

A Copel informou que faltou energia em 1.600 domicílios da cidade. Uma equipe de manutenção foi acionada paara investigar o que causou o problema.

Por causa da falta de água, o Colégio Estadual Brasílio de Araújo suspendeu as aulas do período da tarde, nesta sexta. Em um comunicado, a escola informou que estará aberta para matrícula e rematrícula, já que não há previsão de retorno da água para esse período.

“Como hoje acabou a água logo de manhã, eu acho perigoso deixar os alunos virem e dispensá-los”, explicou a diretora do colégio, Patrícia Valone, sobre a suspensão.

De acordo com ela, a falta de água tem atingido aquela região com frequencia. Em algumas ocasiões, o socorro veio de caminhões-pipa.

Alguns lugares do colégio, como a cozinha e os bebedouros, recebem a água direto “da rua”, sem caixas d’água. Por isso, acaba faltando até para o consumo dos alunos.

“A gente foi levando como dava, com alunos muitas vezes com sede. Está um caos”, disse ela.

No Colégio Estadual Jayme Canet a situação também é “muito difícil”, como definiu a diretora, Juliana Gomes. Segundo ela, já houve ocasião de falta de água que levou à suspensão das aulas do período noturno. “Foi uma correria para avisar os alunos que não teria aulas”, contou.

Assim como no Brasílio, a cozinha e bebedouros do Jayme dependem da água que vem direto da distribuição, porém, eles estão funcionando normalmente. “Vamos ver até quando” comentou a diretora.

A orientação da Sanepar é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação. Porém, o problema é recorrente. Moradores reclamam que, não bastasse a falta de água por problemas relacionados à Sanepar, quando falta energia também falta água.