Depen assume carceragem de Bela Vista e libera investigadores

A carceragem da 32ª Delegacia de Polícia Civil, em Bela Vista do Paraíso, passou a ser uma responsabilidade do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) a partir desta segunda-feira (08). Com isso, os investigadores que atuavam como carcereiros ficam liberados para trabalhar na solução de crimes e no atendimento à população.

Antes dessa mudança, os profissionais que deveriam investigar crimes se revezavam em escala de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. Agora, eles terão expedientes comuns.

De acordo com o delegado Marcos Rubira, a capacidade de atendimento da delegacia vai duplicar. “Teremos em média três investigadores por dia: um para registrar boletins de ocorrência e dois na rua”, explicou o delegado.

Antes da pandemia, a carceragem contava com uma média de 85 presos. Depois, cerca de 40 foram soltos pela Justiça, como aconteceu no país todo. Outros 21 foram transferidos para Londrina, em agosto deste ano.

Atualmente, são 27 presos na delegacia. A expectativa é que em breve, com a inauguração de uma penitenciária em Londrina, todos eles sejam transferidos “acabando de vez com o presídio na Comarca de Bela Vista do Paraíso”, informou o delegado.