Polícia Civil transfere 21 presos e diminui lotação da cadeia de Bela Vista

A Polícia Civil (PC) de Bela Vista do Paraíso e o Depen (Departamento Penitenciário) transferiram 21 presos da carceragem da 32ª Delegacia, na manhã desta terça-feira (24). A medida visa diminuir a quantidade de presos alojados em delegacias, e ocorre em várias unidades do Paraná.

Um ônibus escoltado por viaturas levou os detentos de Bela Vista. Por segurança, o destino não foi informado pela polícia. A ação também teve apoio de investigadores e agentes de cadeia.

De acordo com o delegado Marcos Rubira, os presos que seriam transferidos foram escolhidos por critério de periculosidade e tempo de condenação. Também foram levados aqueles que estavam no “seguro”, área destinada a detentos que correm riscos se ficarem juntos com os outros, por exemplo.

Após a transferência, a delegacia de Bela Vista vai alojar aproximadamente 35 detentos, conforme o delegado. Também, vai contar com um investigador para dar atendimento às demandas diárias e realizar a segurança do prédio.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, em breve todos os presos serão transferidos e os investigadores serão realocados para sua atividade-fim, que é investigar crimes. O Governo do Estado afirmou que pretende zerar a quantidade de presos em delegacias até o início de setembro.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, a transferência de gestão e o fechamento das delegacias já tiveram resultados positivos nas cidades onde isso ocorreu, como a melhoria no fluxo dos serviços da polícia judiciária, além do crescimento da solução dos casos.

“Os resultados já são perceptíveis, conseguimos constatar nitidamente uma melhoria na qualidade da investigações e um aumento no número de casos de grande complexidade. A delegacia não é local adequado para presos, então a ação é importantíssima para a Polícia Civil do Paraná”, esclareceu.

 

*Com AEN