Criminosos invadem cemitério de Bela Vista e retiram peças de bronze

O Cemitério Municipal São João Batista foi alvo de mais uma ação criminosa, na madrugada desta terça para quarta-feira (1º), em Bela Vista do Paraíso. Peças de bronze foram retiradas e algumas podem ter sido levadas.

A suspeita é de que os bandidos tenham entrado pelos fundos do cemitério, na região da mata.

A ação criminosa só foi percebida no outro dia, quando o coveiro Damião chegou para trabalhar e encontrou peças retiradas, que foram deixadas perto dos túmulos ou jogadas pelo caminho.

Foram recuperadas duas placas, um vaso e quatro portas de túmulos. Além disso, outras duas portas foram danificadas quando tentaram retirá-las.

O coveiro afirma que não dá para saber se outros materiais de bronze foram levados. É que após tantos furtos, muitos túmulos já estavam sem os ornamentos, o que dificulta o controle.

Damião disse que só é possível saber se outras peças foram levadas caso algum familiar perceba que elas estão faltando. Os materiais recuperados estão guardados para serem devolvidos às famílias.

O servidor estima que o último furto no cemitério de Bela Vista foi há três ou quatro meses.

SEGURANÇA

Cemitérios de várias cidades têm sido alvos de ações criminosas. Enquanto isso, alguns gestores tentam adotar medidas para conter os furtos.

Em Bela Vista, vigilantes fazem ronda motorizada nas redondezas e já chegaram a impedir que ornamentos de bronze fossem levados pelos bandidos.

Em 11 de junho, quando inaugurou a central de monitoramento por câmeras do município, o prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM) disse que uma câmera 360° com visão noturna seria instalada no centro do cemitério.

A previsão era de que isso fosse feito dentro de um mês, mas o equipamento ainda não foi instalado. A prefeitura informou que está adquirindo novas câmeras em lotes. Recentemente, três novas foram compradas e a do cemitério vai ficar para o próximo lote.

Conforme a prefeitura, algumas árvores serão podadas e haverá melhoria na iluminação. Enquanto isso não acontece, um servidor que já trabalha fazendo rondas deve intensificar a vigilância no cemitério, inclusive na área interna.