Jovens nascidos em 2003 devem fazer o alistamento militar até 31 de agosto

Foto: Filipe Muniz/N.COM

Termina no próximo dia 31 de agosto o prazo para que jovens do sexo masculino nascidos no ano 2003 realizem o alistamento no Serviço Militar Obrigatório. Neste ano, o procedimento deverá ser realizado preferencialmente de maneira online, devido à covid-19 (coronavírus). Ele pode ser feito através de qualquer dispositivo com acesso à internet, no endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br.

Aqueles que não tiverem acesso à internet, ou que, por algum motivo, não conseguirem concluir o alistamento on-line, deverão comparecer na Junta de Serviço Militar de Bela Vista do Paraíso. A repartição fica na rua Joaquim Ladeia, 150, centro (Prefeitura Municipal). É necessário levar certidão de nascimento, documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência.

O alistamento também é obrigatório para adolescentes portadores de deficiência física ou mental que completam 18 anos em 2020. Sendo notoriamente incapazes, eles deverão comparecer à Junta de Serviço Militar para requerer o Certificado de Isenção.

Já para os jovens de classes anteriores (nascidos antes do ano 2003) que ainda não quitaram suas obrigações com o serviço militar, o alistamento deverá ser feito obrigatoriamente de forma presencial.

Os jovens que não se alistarem dentro do prazo previsto deverão pagar multa para regularizar sua situação junto ao serviço militar. Caso não o façam, ficarão impedidos de acessar determinados serviços públicos como:

  • obter ou renovar passaportes e carteira profissional,
  • assumir cargos públicos, receber prêmio de loterias,
  • tomar posse em cargos públicos
  • e até mesmo matricular-se em instituições de Ensino Superior.

Para maiores informações sobre o alistamento no Serviço Militar Obrigatório, acesse www.alistamento.eb.mil.br ou entre em contato com a Junta de Serviço Militar de Bela Vista do Paraíso através do telefone (43) 3242-8100 ou pelo e-mail: jsm092.belavistadoparaiso.gmail.com. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura.

 

*Do Núcleo de Comunicação com Redação Telégrafo.