Maio Amarelo: Defesa Civil pinta faixas de pedestre em ruas de Bela Vista

A Defesa Civil de Bela Vista do Paraíso está pintando faixas de pedestres em ruas da cidade. A ação é uma alusão ao Maio Amarelo, que tem o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Até agora, três trechos receberam a sinalização, e outros ainda serão pintados.

A sinalização horizontal foi feita em frente à Igreja Matriz, ao Supermercado Peg Pag e à Defesa Civil, em Santa Margarida. O mesmo deve ser feito em frente à Apae e em outras localidades.

“O objetivo é chamar a atenção sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres. Estamos fazendo em locais que têm bastante deslocamento de pessoas e fluxo de veículos, que necessitam dessa sinalização”, disse o comandante da Defesa Civil, subtenente Giovani Bordin.

As tintas usadas no trabalho foram doadas e os equipamentos foram feitos sob encomenda, com ferragem também doada. As faixas seguiram os tamanhos padronizados pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Faixa de pedestres em frente à Igreja Matriz. Foto: Divulgação

“Pedimos a colaboração de todos para que respeitem a faixa de pedestre e todas as sinalizações de trânsito”, disse Bordin.

SEGURANÇA

O comandante afirmou que as ações de prevenção no trânsito estão divididas em segurança ativa, aquelas feitas para evitar acidentes, e as passivas, realizadas depois que o acidente aconteceu, para minimizar danos. Nos carros, segurança ativa é ter freios ABS, por exemplo; passiva é ter airbags e cinto de segurança. Nas ruas, ativa é a sinalização e engenharia de tráfego; passiva seriam os defenser, por exemplo. Já para os condutores, a primeira forma de segurança é a prevenção e educação; a segunda seriam as multas, por exemplo.

“Quando falha a segurança ativa ocorrem incidentes ou acidentes e é onde os bombeiros e SAMU precisam atuar, gerando perdas materiais ou mesmo de vidas”, explicou o comandante.

MAIO AMARELO

Nesse ano, o tema nacional do Maio Amarelo é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O objetivo é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

Sinalização em frente à Defesa Civil. Foto: Divulgação

Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas.

NO ESTADO

Este ano, o tema da campanha no Paraná é “Maio Amarelo 2021: Sua história merece continuar”, e traz a mensagem sobre a importância da valorização da vida e da trajetória de cada pessoa.

O Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não apenas uma campanha. Cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto neste mês, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.