Prefeitura libera festas e bebidas e permite aulas em escolas particulares em Bela Vista

Foto: Freepik

O prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore afrouxou um pouco mais as restrições que haviam sido impostas em Bela Vista do Paraíso para combater a pandemia de coronavírus. Com os casos em baixa, foram liberadas as vendas de bebidas alcoólicas e a realização de festas e eventos, com público limitado. Entre as novidades do Decreto Municipal Nº 123/2021, que entrou em vigor nesta sexta-feira (23), está a liberação das aulas presenciais em escolas particulares.

As novas regras valem até 30 de abril. O toque de recolher continua igual: não é permitido sair nas ruas entre as 23h e 5h, de segunda-feira a sábado, e aos domingos, no dia todo, exceto nos casos previstos no decreto. A maioria das regras continuou igual. Veja abaixo o que muda:

FESTAS E EVENTOS

No novo documento, foi alterado o trecho que trata da comercialização de bebidas alcoólicas. Eram proibidas aos domingos, mas agora foram liberadas em qualquer dia, até às 23h.

A locação de espaços e chácaras de lazer e realização de eventos estão permitidas com limite de 20 pessoas e no horário das 6h às 22h.

O texto derrubou a proibição a música ao vivo ou apresentações culturais em quaisquer tipos de ambientes. Jogos de baralho, sinuca e similares em ambientes públicos ou de uso coletivo também foram permitidos.

ESCOLAS

Antes, os decretos definiam o período de suspensão do retorno das aulas nas escolas municipais e estaduais, nas creches e instituições como o Lar Bela-vistense. Agora, é por tempo indeterminado. Também foi retirado o trecho que autorizava o atendimento individualizado a alunos que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social.

Por outro lado, a Prefeitura Municipal liberou as aulas presenciais nas unidades escolares privadas. Para isso, é necessário o uso de máscaras e álcool em gel. O limite é de 30% da capacidade de público.

OUTRAS MUDANÇAS

Dessa vez, foi revogada a permissão de abertura das sorveterias aos domingos, dia em que é proibido sair às ruas. O mesmo foi feito com os restaurantes, que não poderão atender presencialmente no horário de almoço aos sábados e domingos.