Novo teatro de Bela Vista será inaugurado dia 16 de outubro

No dia em que Bela Vista do Paraíso comemora 73 anos de emancipação política, em 16 de outubro, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR entrega à população local e regional sua nova unidade cultural, o Sesc Bela Vista do Paraíso. Devido à pandemia de coronavírus, a inauguração será realizada em uma solenidade virtual, por meio de uma live, a ser transmitida a partir das 17h, pela página do Sesc PR.

O prédio, em formato do avião 14-Bis de Santos Dumont, foi totalmente reformado pelo Sesc PR. O salão central será destinado à cultura, com sala de espetáculos com capacidade para 229 pessoas, palco elevado – com isolamento acústico nas paredes –, camarins, vestiário, sala de controle e infraestrutura necessária para apresentações.

A nova unidade contará ainda com sala de leitura, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), foyer – espaço onde os espectadores aguardam o início dos espetáculos –, sala para cursos diversos ofertados pelo Sesc e o espaço Conexão, para o ensino de informática. Além disso, haverá dois ambientes pedagógicos do Senac com capacidade para atendimento de mais de 50 alunos, que serão capacitados para atuar nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo.

Fotos: Divulgação.

No espaço externo, na praça, foram instalados bancos, estacionamento de bicicletas, área infantil e fitness, pista de skate, quadras de areia e de basquete 3×3. Toda a unidade está equipada para proporcionar acessibilidade ao público. A cobertura é em telha metálica termoacústica, o que minimiza a propagação do som pra fora do ambiente e controla a temperatura interna.

História do teatro

O prédio está localizado na área central da cidade e, por meio da Lei Municipal nº 1.171/2017, o Poder Executivo foi autorizado a doar o terreno de 11.556m2 ao Sesc PR.

De extrema importância para a cidade de Bela Vista do Paraíso, a edificação do teatro foi inaugurada em 1962 e, desde então, foi local de múltiplos usos, de intensas atividades sociais, recreativas, de eventos políticos, congressos, apresentações escolares, festivais de talentos e até local de cultos religiosos. O edifício também abrigou a Biblioteca Municipal e o Museu Gecy Fonseca.

Após um longo período sem manutenção, o local apresentou graves problemas estruturais: parte do teto desabou, o piso apodreceu e ações de vândalos foram responsáveis por quebra das janelas e pichações nas paredes.

Livro “14-Bis Paranaense – O teatro que mudou a história de Bela Vista do Paraíso

Escrito pela jornalista Larissa Grizoli, o livro “14-Bis Paranaense – O teatro que mudou a história de Bela Vista do Paraíso” conta a história do surgimento da cidade, com o café como base do desenvolvimento local e regional, as manifestações culturais, a construção do Teatro Geraldo Moreira e seu abandono. A obra também resgata a história de transformação do prédio quando de sua cessão ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Área de Abrangência do Sesc Bela Vista do Paraíso

A unidade Sesc de Bela Vista do Paraíso terá como área de abrangência as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Centenário do Sul, Florestópolis, Lupionópolis e Porecatu.

Períodos de visitação:

A unidade estará aberta para visitação nos dias 17 e 18 de outubro, das 14h às 19h, e de 19 a 23 de outubro, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Agende sua visita guiada às novas instalações, pelos telefones (43) 3242-8700 / (43) 99147-6804, ou pelo e-mail melrian.abdalla@sescpr.com.br

 

Fonte: Assessoria Sesc PR