Artigo | 70 anos de Sinfonia Angelical

No ano de 1949, com o início da obra do Senhor em Bela Vista do Paraíso, surge um grupo de irmãos com um desejo enorme de louvar ao Senhor com instrumentos musicais. Eles decidiram, com o apoio do pastor Abílio Santana, formar uma banda musical. No mesmo ano, os maestros Isaac Custódio e Manoel Domingues colocaram este projeto em execução. Nasceu a Banda Sinfonia Angelical.

A banda em 1966. Arquivo.

Os primeiros integrantes foram Maria Antonia, Zezinho Augusto, Honorato, Antenor, Pr. Ivo (Londrina), José dos Santos, Valdivino, os irmãos Milton Batista e Davi Batista, Arquimedes, Jose Augusto, Roosevelt, José Rodrigues de Carvalho (Santino), Tenente Wilson Ladeia, Amélia Siqueira, Israel Siqueira.

Os irmãos Pedro Fernandes, Isaac Fernandes e Daniel Fernandes, muito contribuíram para a formação desta banda.

Imagem de abril de 1976. Arquivo.

Os maestros que já passaram por aqui como Manoel Domingues, Isaac Fernandes, Milton Batista, Santino, João da Silva (João Teotônio), Manoel Bonifácio, Levi Dantas, Célio de Oliveira Matias, Josinete Fernandes Vilaça Amâncio e Mirisley Siqueira, transmitiram seus conhecimentos aos músicos com grande alegria.

Atualmente, a banda de música Sinfonia Angelical tem como maestro André Ricardo Alves de Souza, e como pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Pr. Neucide de Oliveira Fernandes.

Os maestros Milton Batista, André Ricardo e José Rodrigues de Carvalho (Santino).

Muita foram as premiações e reconhecimentos ao longo do tempo que destacaram a nossa qualidade. Participamos de vários eventos de nossa igreja, no município de Bela Vista do Paraíso, e em eventos na região, como inaugurações de templos, espaços públicos e datas comemorativas.

Todo os trabalhos de ensino e escrita de partituras sempre foram desenvolvidos de forma voluntária, desde o irmão Isaac até os dias de hoje em que são escritas por José Rodrigues de Carvalho (Santino).

É quase impossível mensurar a contribuição desta banda ao meio musical, pois diversos músicos que aqui iniciaram levam seus conhecimentos aos mais diversos lugares, louvam a Deus com seus instrumentos em igrejas pelo Brasil, bandas do exército nacional, policias militares etc.

A banda em 2019.

Deus sempre preparou componentes talentosos e dedicados, que aprenderam através da música a ter disciplina, respeito, comunhão, valorização e sensibilidade para adorar a Deus de uma forma agradável.

Parabéns a todos os componentes da Banda Sinfonia Angelical, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. São 70 anos coroados pela bençãos de Deus.

 

Elisete Vilaça Amaral
Membro da igreja Assembléia de Deus e integrante da banda Sinfonia Angelical.


A coluna Carta Aberta é um espaço para a publicação de textos opinativos enviados pelos leitores. Quer falar sobre algum assunto de interesse público? Envie seu texto para o e-mail contato@telegrafoonline.com.br.