7º Dia: visita à mãe e rainha, e acolhidos pelos ‘anjos’ dos romeiros

Salgadinho, Travaini e Sussai se depararam com um tempo fechado, na manhã desta quarta-feira (9), quando acordaram nas barracas montadas em um posto de combustíveis. Por causa disso, saíram um pouco mais tarde, às 6h30.

Enquanto deixavam Itatiba para trás, pedalando pela rodovia Dom Pedro I, eles chegaram em Estância Climática de Atibaia, ou apenas Atibaia, onde vivem 142 mil pessoas.

Romeiros se encontraram à beira da estrada.

Fica ali o Santuário Mariano de Schoenstatt, da mãe e rainha de Atibaia. É um dos quase 200 santuários do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, fundado na Alemanha em 1914. Um desses locais fica aqui pertinho, em Londrina, na rua Goiás, atrás do Teatro Mãe de Deus.

No santuário de Atibaia, os moradores de Bela Vista rezaram e levaram as preces de quem lhes pediu. O local já era conhecido de Salgadinho, que passou por ali quando viajou à pé.

A visita ao santuário mariano de Atibaia.

Seguindo pela Dom Pedro, eles passaram às margens de Bom Jesus dos Perdões, de 25 mil habitantes, conhecida também pelo turismo religioso. Na sequência, Nazaré Paulista, pequeno município onde moram 18 mil pessoas.

O local do almoço.

Encostados em uma mureta metálica, eles almoçaram antes de pedalar mais alguns quilômetros. Cruzaram por Igaratá, cidade ainda menor, com apenas 9,5 mil habitantes, que fica um pouco antes do Rio Jaguari. Bem por isso, é um local com muitas chácaras, acampamentos e hostels, uma espécie de albergue.

Alguns quilômetros e curvas à frente, entraram na rodovia Presidente Dutra. É uma via muito boa para pedalar, mas ao mesmo tempo muito perigosa, contam os três amigos.

Nesses locais os romeiros têm alimentos disponíveis 24h por dia.

À essa distância do percurso até Aparecida, eles já começaram a encontrar outros romeiros pela estrada. Não é atoa que logo à frente, nesta via, fica um grupo de pessoas – os “anjos” dos romeiros – que estão ali 24h por dia para oferecer alimentação, cuidados médicos e descanso para os peregrinos.

Frutas, suco, leite, chocolate, café e até massagens. Tudo isso está à disposição daqueles que resolveram seguir essa longa jornada movidos pela fé.

Ali por perto, em Jacareí, os ciclistas montaram suas barracas sob uma tenda. Vão descansar depois de pedalar mais 106 km e ter os pneus furados oito vezes.

Amanhã eles devem sair um pouco mais tarde novamente. É que a pedalada está dentro do cronograma, e a estrada vai ajudar. Falta pouco para chegar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Distância percorrida nesta quarta.

DIÁRIO:
1º Dia: ciclistas chegam em São Miguel Arcanjo
2º Dia: Sol quente e muita subida marcam a saída do Paraná
3º Dia: mais 111 km pedalados e chegaram a Bauru
4º Dia: pneus furados e chuva ao chegar em Brotas
5º Dia: pedalada produtiva e a noite na casa de parentes
6º Dia: pedalada termina mais cedo por causa da chuva