Passando pelas clássicas igrejas mineiras, pedalada completa 12 dias

O 7º dia de pedalada rumo a Aparecida (SP) partiu de Tambaú, onde o ciclista de Bela Vista do Paraíso Luis Sérgio Salgado, o Salgadinho, havia dormido, na segunda-feira (5). Já no Caminho da Fé, ele percorreu estradas rurais passando pelo município de Casa Branca, de quase 30 mil habitantes.

Nesse trecho, o romeiro recebeu ajuda de pessoas que passavam, que ofereciam água e café. Um outro parou para conversar e insistiu em pagar um almoço para Salgadinho.

De Casa Branca, a viagem seguiu por outras estradas rurais do Caminho da Fé, até chegar em Vargem Grande do Sul, outro município paulista, de 41 mil habitantes, a maioria descendentes de italianos.

A pedalada foi cansativa na terça-feira (6), com muitos trechos nos quais a bicicleta precisou se empurrada, mas no fim do dia foram 68,4 km rodados.

8º DIA – QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira (7), a pedalada partiu de Vargem Grande do Sul, pelas estradas rurais do mesmo caminho trilhado por tantos romeiros. Foram 48,4 km pedalados até Águas da Prata, a “rainhas das águas”, uma cidade de 8 mil habitantes que fica na fronteira com Minas Gerais.

9º DIA – QUINTA-FEIRA

Saindo de Águas da Prata na quinta-feira (8), a pedalada seguiu ainda por estradas rurais paulistas até cruzar pelo território mineiro. Subindo até uma ponta da BR 146, a trilha desce novamente até a cidade mineira de Andradas, a “Terra do vinho”, de 40 mil habitantes.

Para completar os 49,5 km pedalados, nesse trecho de muitos morros, Salgadinho desceu até uma área rural, onde terminou a viagem do dia. O freio quebrou na descida e precisou ser arrumado, mas não houve problemas.

10º DIA – SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira (9), a pedalada continuou por uma região do Caminho da Fé, longe da área urbana da cidade. No trajeto com muitas igrejas clássicas, Salgadinho conta que se emocionou com uma senhora muito acolhedora, de uma pousada. “Uma pessoa muito boa, de coração puro”, contou.

Apesar das paisagens e locais turísticos, o trecho também era muito íngreme e perigoso. O romeiro de Bela Vista soube de outros dois ciclistas que haviam se acidentado no local naquele dia.

O trajeto seguiu até chegar em Ouro Fino, a famosa cidade mineira, de 33 mil habitantes. O próximo destino foi Borda da Mata, onde se completaram os 61,3 km percorridos no dia.

11º DIA – SÁBADO

No sábado (10), o aplicativo que registra o trajeto deu problema. O correto: foram 60 km percorridos, de Borda da Mata até Consolação. No meio do caminho, Salgadinho parou para ver uma missa na pequena cidade de Estiva.

Para dormir, ele conseguiu uma vaga em um quarto perto de um posto de combustíveis, em Consolação. O local já estava ocupado, mas aceitaram mais um. “Tem sido uma viagem abençoada”, conta Salgadinho.

12º DIA – DOMINGO

O 12º dia de pedalada foi puxado. Saindo de Consolação, o ciclista foi até Paraisópolis, onde almoçou e arrumou a bicicleta, que havia sido atingida por um veículo, mas sem grandes danos. O aro precisou ser arrumado.

Seguindo a viagem, por esse trecho onde faz muito calor de dia e muito frio à noite, a viagem passou por Luminosa, distrito distante de Brazópolis. Na grande serra, Salgadinho empurrou a bicicleta das 16h até 1h da madrugada. Estava congelando.

Ele conseguiu abrigo em um posto da Polícia Rodoviária, que lhe ofereceu café quente, bolacha, e uma cadeira onde ele dormiu sentado por algumas poucas horas. A viagem segue nesta manhã, com o objetivo de chegar a Aparecida no dia da Padroeira.