Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou em Santa Margarida

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

A vida de um menino de 10 dias foi salva por bombeiros comunitários em Santa Margarida, distrito de Bela Vista do Paraíso, no final da tarde desta quarta-feira (13). Logo depois, o bebê foi levado rapidamente ao Hospital pelo SAMU 192, e passa bem. Não há informações sobre o motivo do engasgo.

Os bombeiros comunitários foram procurados por volta das 17h30 na sede da Defesa Civil. A mãe do recém-nascido chegou acompanhada dos avós dele. Desesperados, eles logo entregaram o bebê, já com as faces arroxeadas, ao bombeiro comunitário Junio dos Santos, que começou a realizar a manobra de Heimlich.

O resultado foi rápido. O recém-nascido expeliu um líquido pelo nariz e já demonstrou estar respirando. Ele ficou aos cuidados do bombeiro comunitário Valdinei de Brito enquanto o SAMU 192 foi acionado.

O socorrista Wesley Macedo conta que deslocou a ambulância rapidamente, junto com a técnica de enfermagem Amanda Araújo. O bebê já estava estabilizado, chorando na ambulância, onde recebeu um pouco de oxigênio. Ele foi atendido pela equipe médica do Hospital Municipal São Jorge, que já estava de prontidão.

O agente Junio dos Santos definiu a experiência como gratificante. “É uma alegria pode ajudar a salvar uma vida. Hoje só tenho que agradecer a Deus pela oportunidade e por ter dado tudo certo”.

Ele falou a importância de ter um posto de atendimento próximo da comunidade e disse que, caso a família fosse levar o bebê direto ao hospital, talvez não daria tempo ou poderia gerar sequelas pela falta de oxigênio no cérebro. “Graças a Deus tem nosso posto aqui em Santa Margarida, que consegue ajudar a nossa comunidade nesses momentos”, declarou.

A MANOBRA

A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros usado para casos de asfixia devido à obstrução das vias respiratórias superiores por objetos estranhos, como alimentos, brinquedos ou outros objetos. “É importante que as pessoas aprendam, porque é uma manobra muito simples que pode salvar vidas”, declarou Junio.

Veja no vídeo produzido pelo Ministério da Saúde como realizar a manobra: